Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453
Compartilhe esta página
Título: | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NAS AULAS DE LP |
Autor(es): | Lima, Alkimary Jacilene de Souza |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos; Dislexia; Letramento literário; Educação inclusiva; Multimodalidade |
Data do documento: | 26-Nov-2024 |
Citação: | Lima, Alkimary Jacilene de Souza. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o letramento literário de estudantes com dislexia nas aulas de LP. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar como histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como ferramenta didática para o letramento literário de alunos com dislexia, em um contexto de educação inclusiva. Para isso, como ponto de partida vamos conceituar a Dislexia e os impactos educacionais e o compêndio legislativo que ampara os disléxicos no âmbito educacional. Em seguida trazemos os conceitos de letramento, multiletramentos e multimodalidades de como também discorreremos sobre a historicidade dos quadrinhos. Na sequência fizemos a análise das HQs “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo e “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” de Gil Vicente, Ilustrado por Laudo Ferreira. A que as HQs, por sua estrutura, com seus recursos multimodais e multisemióticos, oferecem uma abordagem acessível e envolvente, promovendo a compreensão e o engajamento de alunos com transtornos específicos da aprendizagem em suas práticas de leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alkimary Jacilene de Souza Lima .pdf | 684,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons