Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64450

Compartilhe esta página

Título: Ensino de solos como possibilidade para mitigação de riscos ambientais em Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes - PE
Autor(es): MOURA, Clara Larissa Teixeira
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Solos; Riscos socioambientais; Jaboatão dos Guararapes - PE
Data do documento: 18-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Clara Larissa Teixeira. Ensino de solos como possibilidade para mitigação de riscos ambientais em Jardim Monte Verde – Jaboatão dos Guararapes – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A aprendizagem em solos por meio do ensino da Geografia possui um grande diferencial, oferecendo à relação ensino-aprendizagem diversas alternativas para construção de uma aprendizagem significativa, através da possibilidade de integrar teoria e prática com as problemáticas socioambientais do espaço vivido pelos estudantes. Falar sobre riscos em sala de aula no Brasil hoje significa estimular a importância de uma educação cidadã que promova a construção de comunidades cada vez mais resilientes às problemáticas ambientais. Diante disto, o presente estudo de cunho qualitativo, baseado em um estudo de caso, possui como objetivo central a ideia de compreender as potencialidades do ensino de solos na Geografia em turmas do ensino fundamental anos finais para mitigação de riscos ambientais no bairro de Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Enquanto caminhos metodológicos, foram realizados o levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do estudo, entrevista semiestruturada com o professor da escola (sujeito central da pesquisa), elaboração de uma trilha pedagógica com possibilidades metodológicas para o ensino de solos com foco em mitigação de riscos e aplicação da mesma. Com base nas informações levantadas, observou -se que a Geografia possui elementos poderosos para mitigar riscos ambientais, com ênfase para os de deslizamento na comunidade analisada, pois, por meio da realização da entrevista, criação e instrumentalização prática da trilha com o professor investigado e estudantes, ficou evidente que falar sobre riscos nas aulas de Geografia significa também salvar vidas e mitigar problemáticas ambientais futuras, além de que, o ensino de solos é uma ponte para conectar caminhos capazes de fortalecer, através da educação, uma cultura de prevenção de riscos na comunidade lócus do estudo, assim como em outras que vivem em situação de vulnerabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64450
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Clara Larissa Teixeira Moura.pdf44,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons