Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64450
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | MOURA, Clara Larissa Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:16:21Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T14:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Clara Larissa Teixeira. Ensino de solos como possibilidade para mitigação de riscos ambientais em Jardim Monte Verde – Jaboatão dos Guararapes – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64450 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem em solos por meio do ensino da Geografia possui um grande diferencial, oferecendo à relação ensino-aprendizagem diversas alternativas para construção de uma aprendizagem significativa, através da possibilidade de integrar teoria e prática com as problemáticas socioambientais do espaço vivido pelos estudantes. Falar sobre riscos em sala de aula no Brasil hoje significa estimular a importância de uma educação cidadã que promova a construção de comunidades cada vez mais resilientes às problemáticas ambientais. Diante disto, o presente estudo de cunho qualitativo, baseado em um estudo de caso, possui como objetivo central a ideia de compreender as potencialidades do ensino de solos na Geografia em turmas do ensino fundamental anos finais para mitigação de riscos ambientais no bairro de Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Enquanto caminhos metodológicos, foram realizados o levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do estudo, entrevista semiestruturada com o professor da escola (sujeito central da pesquisa), elaboração de uma trilha pedagógica com possibilidades metodológicas para o ensino de solos com foco em mitigação de riscos e aplicação da mesma. Com base nas informações levantadas, observou -se que a Geografia possui elementos poderosos para mitigar riscos ambientais, com ênfase para os de deslizamento na comunidade analisada, pois, por meio da realização da entrevista, criação e instrumentalização prática da trilha com o professor investigado e estudantes, ficou evidente que falar sobre riscos nas aulas de Geografia significa também salvar vidas e mitigar problemáticas ambientais futuras, além de que, o ensino de solos é uma ponte para conectar caminhos capazes de fortalecer, através da educação, uma cultura de prevenção de riscos na comunidade lócus do estudo, assim como em outras que vivem em situação de vulnerabilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Solos | pt_BR |
dc.subject | Riscos socioambientais | pt_BR |
dc.subject | Jaboatão dos Guararapes - PE | pt_BR |
dc.title | Ensino de solos como possibilidade para mitigação de riscos ambientais em Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA NETO, Manuella Vieira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0252854764890558 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Learning about soils through Geography teaching has a great differential, offering the teaching- learning relationship several alternatives for building meaningful learning, through the possibility of integrating theory and practice with the socio-environmental problems of the space lived by students. Talking about risks in the classroom in Brazil today means encouraging the importance of citizenship education that promotes the construction of communities that are increasingly resilient to environmental problems. In view of this, this qualitative study, based on a case study, has as its central objective the idea of understanding the potential of teaching soils in Geography in final years of elementary school classes for mitigating environmental risks in the neighborhood of Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. As methodological approaches, a bibliographic survey was carried out to provide the theoretical basis for the study, a semi-structured interview with the school teacher (central subject of the research), and the preparation of a booklet with methodological possibilities for teaching soils with a focus on risk mitigation and its application. Based on the information gathered, it was observed that Geography has powerful elements to mitigate environmental risks, with emphasis on landslides in the community analyzed, since, through the interview, creation and practical implementation of the methodological booklet with the investigated teacher and students, it became evident that talking about risks in Geography classes also means saving lives and mitigating future environmental problems, in addition to the fact that teaching about soils is a bridge to connect paths capable of strengthening, through education, a culture of risk prevention in the community where the study is conducted, as well as in others that live in vulnerable situations. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8546927777023182 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Clara Larissa Teixeira Moura.pdf | 44,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons