Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64441
Compartilhe esta página
Título: | Ensino inclusivo de Física na Educação básica : um estudo a partir dos relatos de vivências de egressos(as) do curso de Licenciatura em Física |
Autor(es): | SILVA, Carla Gabriela Morais da |
Palavras-chave: | Ensino de Física; Educação inclusiva; Alunos egressos; Formação de professores |
Data do documento: | 18-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Carla Gabriela Morais da. Ensino inclusivo de Física na Educação básica: um estudo a partir dos relatos de vivências de egressos(as) do curso de Licenciatura em Física. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa buscou investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Para tanto nossa indagação: na perspectiva dos(as) participantes da pesquisa, como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do CAA/UFPE? Enquanto objetivo geral: investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do CAA/UFPE, através da escuta de sua trajetória profissional com foco na formação inicial e no suporte ao ensino inclusivo e específicos: a) mapear estudos realizados no Brasil, que relacionam a inclusão no Ensino de Física; b) escrutinar a formação de professores(as) de Física numa perspectiva inclusiva no Ensino Superior; c) investigar, à luz da fala dos(as) professores(as) de Física egressos(as) do CAA/UFPE, as vivências inclusivas e processos didáticos na prática pedagógica. A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa; em relação aos objetivos, essa pesquisa é descritiva e exploratória e como coleta e produção de dados os instrumentos utilizados foram: questionário e entrevista narrativa. Quanto aos(as) participantes e local: egressos(as) do curso Licenciatura em Física do CAA/UFPE. Os dados coletados na pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conversação e da fala baseado em Myers (2002). As análises foram realizadas baseadas nos temas em comum recorrentes nas falas dos(as) egressos(as), estes temas passearam pelos componentes cursados na graduação; pelos eventos que participaram; pela interação com o(a) aluno(a) com deficiência; pela interação com os(as) profissionais da educação especial da escola; pelos processos didáticos vivenciados para o Ensino Inclusivo de Física e os principais desafios elencados pelos(as) docentes em seu trabalho junto ao(a) aluno(a) com deficiência. Diante dos relatos fornecidos pelos participantes da pesquisa, verifica-se que a disciplina obrigatória de Libras I isoladamente não foi suficiente para fornecer confiança necessária para o trabalho no Ensino Inclusivo de Física. Nesse sentido, a formação continuada sobre o tema se faz necessária e urgente. Por outro lado, os principais desafios para o ensino de inclusivo de Física elencados pelos participantes são a falta de formação continuada de qualidade sobre a temática; não saber como preparar uma aula diversa para alunos(as) com e sem deficiência; o comportamento atípico dos(as) alunos(as) com deficiência e as dificuldades em encontrar maneiras alternativas de ensinar Física para alunos(as) com deficiência. Baseado nos resultados coletados/produzidos nesta pesquisa, sugere-se a implementação de uma disciplina especificamente sobre Ensino Inclusivo de Física e a vivência do tema da inclusão de forma transversal nas demais disciplinas da grade curricular do curso e também a criação e ampliação de eventos para partilha de práticas de Ensino de Física inclusivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64441 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carla Gabriela Morais da Silva.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons