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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64441

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA, Carla Gabriela Morais da-
dc.date.accessioned2025-07-16T17:04:09Z-
dc.date.available2025-07-16T17:04:09Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Gabriela Morais da. Ensino inclusivo de Física na Educação básica: um estudo a partir dos relatos de vivências de egressos(as) do curso de Licenciatura em Física. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64441-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Para tanto nossa indagação: na perspectiva dos(as) participantes da pesquisa, como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do CAA/UFPE? Enquanto objetivo geral: investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no Ensino de Física por egressos(as) da Licenciatura em Física do CAA/UFPE, através da escuta de sua trajetória profissional com foco na formação inicial e no suporte ao ensino inclusivo e específicos: a) mapear estudos realizados no Brasil, que relacionam a inclusão no Ensino de Física; b) escrutinar a formação de professores(as) de Física numa perspectiva inclusiva no Ensino Superior; c) investigar, à luz da fala dos(as) professores(as) de Física egressos(as) do CAA/UFPE, as vivências inclusivas e processos didáticos na prática pedagógica. A metodologia consistiu numa abordagem qualitativa; em relação aos objetivos, essa pesquisa é descritiva e exploratória e como coleta e produção de dados os instrumentos utilizados foram: questionário e entrevista narrativa. Quanto aos(as) participantes e local: egressos(as) do curso Licenciatura em Física do CAA/UFPE. Os dados coletados na pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conversação e da fala baseado em Myers (2002). As análises foram realizadas baseadas nos temas em comum recorrentes nas falas dos(as) egressos(as), estes temas passearam pelos componentes cursados na graduação; pelos eventos que participaram; pela interação com o(a) aluno(a) com deficiência; pela interação com os(as) profissionais da educação especial da escola; pelos processos didáticos vivenciados para o Ensino Inclusivo de Física e os principais desafios elencados pelos(as) docentes em seu trabalho junto ao(a) aluno(a) com deficiência. Diante dos relatos fornecidos pelos participantes da pesquisa, verifica-se que a disciplina obrigatória de Libras I isoladamente não foi suficiente para fornecer confiança necessária para o trabalho no Ensino Inclusivo de Física. Nesse sentido, a formação continuada sobre o tema se faz necessária e urgente. Por outro lado, os principais desafios para o ensino de inclusivo de Física elencados pelos participantes são a falta de formação continuada de qualidade sobre a temática; não saber como preparar uma aula diversa para alunos(as) com e sem deficiência; o comportamento atípico dos(as) alunos(as) com deficiência e as dificuldades em encontrar maneiras alternativas de ensinar Física para alunos(as) com deficiência. Baseado nos resultados coletados/produzidos nesta pesquisa, sugere-se a implementação de uma disciplina especificamente sobre Ensino Inclusivo de Física e a vivência do tema da inclusão de forma transversal nas demais disciplinas da grade curricular do curso e também a criação e ampliação de eventos para partilha de práticas de Ensino de Física inclusivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos egressospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEnsino inclusivo de Física na Educação básica : um estudo a partir dos relatos de vivências de egressos(as) do curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3427355495945997pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to investigate how the challenges of school inclusion in physics teaching are experienced by graduates of the Physics degree at UFPE-CAA. To this end, our question: From the perspective of the research participants, How are the challenges of school inclusion in physics teaching experienced by graduates of the Physics degree at UFPE/CAA? As a general objective: Investigate how the challenges of school inclusion in physics teaching are experienced by graduates of the Physics degree at UFPE/CAA, through listening to their professional trajectory with a focus on initial training and support for inclusive and specific teaching:a) map studies carried out in Brazil, which relate inclusion in Physics Teaching; b) scrutinize the training of physics teachers from an inclusive perspective in higher education; c) investigate, in the light of the speeches of physics teachers who graduated from UFPE/CAA, the inclusive experiences and didactic processes in pedagogical practice. The methodology consisted of a qualitative approach; In relation to the objectives, this research is descriptive and exploratory and for data collection and production the instruments used were: questionnaire and narrative interview. Regarding the participants and location: graduates of the Physics degree course at the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco (UFPE/CAA). The data collected in the research were analyzed using the conversation and speech analysis technique based on Mayer (2002). The analyzes were carried out based on the common themes that recurred in the speeches of the graduates; these themes covered the components studied during the undergraduate course; for the events they participated in; through interaction with students with disabilities; through interaction with the school’s special education professionals; for the didactic processes experienced for inclusive Physics teaching and the main challenges listed by teachers in their work with students with disabilities. Given the reports provided by the research participants, it appears that the mandatory LIBRAS I subject alone was not sufficient to provide the confidence necessary to work in inclusive physics teaching. In this sense, continued training on the topic is necessary and urgent. On the other hand, the main challenges for inclusive physics teaching listed by the participants are the lack of quality continuing education on the subject; not knowing how to prepare a diverse class for students with and without disabilities; the atypical behavior of students with disabilities and the difficulties in finding alternative ways of teaching physics to students with disabilities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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