Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350

Share on

Title: Cultivando o futuro : sequência didática de Agroecologia para conservação
Authors: SILVA, Michelangelo Rodrigues da
Keywords: Ensino; Recursos; Ecologia; PODCAST; Sequência didática; Design Research
Issue Date: 21-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Michelangelo Rodrigues da. Cultivando o futuro: sequência didática de Agroecologia para conservação. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O desenvolvimento de um cidadão crítico, engajado politicamente e consciente das questões socioambientais está diretamente ligado à relevância de integrar o ensino da ecologia com a agroecologia, promovendo a preservação da vegetação nativa. Esse trabalho de conclusão de mestrado consistiu em uma proposta de elaboração de uma sequência didática (SD) sobre conceitos ecológicos por meio dos princípios da agroecologia. A SD foi dirigida a uma turma específica do ensino médio, com o intuito de promover o pensamento crítico-científico dos alunos, incentivar seu protagonismo e mostrar a importância da recomposição da vegetação nativa. Foi proposto na SD que as vias de aprendizagem da intervenção sejam testadas em sala de aula, possibilitando a validação interna dos princípios de design. Para isso, foi utilizada a abordagem metodológica Design Research que pode servir de alicerce para o desenvolvimento de uma SD eficaz, pois essa abordagem visa não somente desenvolver inovações educacionais, mas também a ampliação do conhecimento sobre os processos de planejamento e implementação dessas intervenções, englobando o estudo sistemático de concepção, desenvolvimento e avaliação do método. A SD foi elaborada utilizando os critérios de justificação a priori, dividida em três perspectivas: epistemológica, psicocognitiva e didática. Está proposto uma avaliação da SD por meio de critérios de validação a posteriori, realizando validação interna por meio de fontes de dados, tais como questionários, estudo de caso, debates e aula, promovendo um diálogo que atente para a consciência de cada um em relação ao tema, pressupondo um estudo e análise de opiniões, bem como reforçar a interação entre os grupos e explorar suas habilidades, caracterizando uma sequência didática replicável e que inclui a produção de um PODCAST no final.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Michelangelo Rodrigues da Silva.PDF
  Embargoed Item Until 2026-07-11
2,38 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons