Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Michelangelo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:59:38Z-
dc.date.available2025-07-11T12:59:38Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Michelangelo Rodrigues da. Cultivando o futuro: sequência didática de Agroecologia para conservação. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350-
dc.description.abstractO desenvolvimento de um cidadão crítico, engajado politicamente e consciente das questões socioambientais está diretamente ligado à relevância de integrar o ensino da ecologia com a agroecologia, promovendo a preservação da vegetação nativa. Esse trabalho de conclusão de mestrado consistiu em uma proposta de elaboração de uma sequência didática (SD) sobre conceitos ecológicos por meio dos princípios da agroecologia. A SD foi dirigida a uma turma específica do ensino médio, com o intuito de promover o pensamento crítico-científico dos alunos, incentivar seu protagonismo e mostrar a importância da recomposição da vegetação nativa. Foi proposto na SD que as vias de aprendizagem da intervenção sejam testadas em sala de aula, possibilitando a validação interna dos princípios de design. Para isso, foi utilizada a abordagem metodológica Design Research que pode servir de alicerce para o desenvolvimento de uma SD eficaz, pois essa abordagem visa não somente desenvolver inovações educacionais, mas também a ampliação do conhecimento sobre os processos de planejamento e implementação dessas intervenções, englobando o estudo sistemático de concepção, desenvolvimento e avaliação do método. A SD foi elaborada utilizando os critérios de justificação a priori, dividida em três perspectivas: epistemológica, psicocognitiva e didática. Está proposto uma avaliação da SD por meio de critérios de validação a posteriori, realizando validação interna por meio de fontes de dados, tais como questionários, estudo de caso, debates e aula, promovendo um diálogo que atente para a consciência de cada um em relação ao tema, pressupondo um estudo e análise de opiniões, bem como reforçar a interação entre os grupos e explorar suas habilidades, caracterizando uma sequência didática replicável e que inclui a produção de um PODCAST no final.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectPODCASTpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDesign Researchpt_BR
dc.titleCultivando o futuro : sequência didática de Agroecologia para conservaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7396250311176939pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe development of a critical citizen, politically engaged and aware of socio- environmental issues is directly linked to the relevance of integrating the teaching of ecology with agroecology, promoting the preservation of native vegetation. This master's degree completion work consisted of a proposal to develop a teaching sequence (DS) on ecological concepts through the principles of agroecology. The DS was directed to a specific high school class, with the aim of promoting critical-scientific thinking among students, encouraging their protagonism and showing the importance of restoring native vegetation. It was proposed in the DS that the learning pathways of the intervention be tested in the classroom, enabling the internal validation of the design principles. For this purpose, the Design Research methodological approach was used, which can serve as a foundation for the development of an effective DS, since this approach aims not only to develop educational innovations, but also to expand knowledge about the processes of planning and implementing these interventions, encompassing the systematic study of conception, development and evaluation of the method. The DS was developed using a priori justification criteria, divided into three perspectives: epistemological, psychocognitive and didactic. An evaluation of SD is proposed through a posteriori validation criteria, carrying out internal validation through data sources, such as questionnaires, case studies, debates and classes, promoting a dialogue that pays attention to each person's awareness in relation to the topic, assuming a study and analysis of opinions, as well as reinforcing the interaction between the groups and exploring their skills, Characterizing a replicable didactic sequence that includes the production of a PODCAST at the end.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Michelangelo Rodrigues da Silva.PDF
  Item embargado até 2026-07-11
2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons