Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350
Compartilhe esta página
Título: | Cultivando o futuro : sequência didática de Agroecologia para conservação |
Autor(es): | SILVA, Michelangelo Rodrigues da |
Palavras-chave: | Ensino; Recursos; Ecologia; PODCAST; Sequência didática; Design Research |
Data do documento: | 21-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Michelangelo Rodrigues da. Cultivando o futuro: sequência didática de Agroecologia para conservação. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | O desenvolvimento de um cidadão crítico, engajado politicamente e consciente das questões socioambientais está diretamente ligado à relevância de integrar o ensino da ecologia com a agroecologia, promovendo a preservação da vegetação nativa. Esse trabalho de conclusão de mestrado consistiu em uma proposta de elaboração de uma sequência didática (SD) sobre conceitos ecológicos por meio dos princípios da agroecologia. A SD foi dirigida a uma turma específica do ensino médio, com o intuito de promover o pensamento crítico-científico dos alunos, incentivar seu protagonismo e mostrar a importância da recomposição da vegetação nativa. Foi proposto na SD que as vias de aprendizagem da intervenção sejam testadas em sala de aula, possibilitando a validação interna dos princípios de design. Para isso, foi utilizada a abordagem metodológica Design Research que pode servir de alicerce para o desenvolvimento de uma SD eficaz, pois essa abordagem visa não somente desenvolver inovações educacionais, mas também a ampliação do conhecimento sobre os processos de planejamento e implementação dessas intervenções, englobando o estudo sistemático de concepção, desenvolvimento e avaliação do método. A SD foi elaborada utilizando os critérios de justificação a priori, dividida em três perspectivas: epistemológica, psicocognitiva e didática. Está proposto uma avaliação da SD por meio de critérios de validação a posteriori, realizando validação interna por meio de fontes de dados, tais como questionários, estudo de caso, debates e aula, promovendo um diálogo que atente para a consciência de cada um em relação ao tema, pressupondo um estudo e análise de opiniões, bem como reforçar a interação entre os grupos e explorar suas habilidades, caracterizando uma sequência didática replicável e que inclui a produção de um PODCAST no final. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64350 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Michelangelo Rodrigues da Silva.PDF Item embargado até 2026-07-11 | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons