Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64322

Comparte esta pagina

Título : Formação inicial de professores(as) para os cursos de pedagogia na perspectiva freireana
Autor : LEITÃO, Edineide Souza Sá
Palabras clave : Formação inicial de professores de pedagogia; Princípios pedagógicos de Paulo Freire; Prática Pedagógica docente
Fecha de publicación : 11-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LEITÃO, Edineide Souza Sá. Formação inicial de professores(as) para os cursos de pedagogia na perspectiva freireana. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes referenciadas pelo pensamento de Paulo Freire. O objetivo foi compreender como se configuram os princípios da pedagogia de Paulo Freire na formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Recife. Tomamos, como eixos teóricos da pesquisa, a pedagogia freireana e seus apontamentos para formar professores(as) imbuídos de compromisso humano, ético, político e emancipatório. A concepção de prática pedagógica e sua dimensão institucional, relacional e coletiva alinha-se com a abordagem de Souza (2009). Sobre a formação inicial de professores(as), tomamos como referência: Brzezinski (1996, 2002, 2011); Sheibe e Aguiar (1999); Aguiar et al. (2006); Sheibe e Durli (2011), Brandt e Hobold (2019, 2023). A estruturação e o tratamento das informações foram fundamentados na Análise de Conteúdo de Bardin (2008). A produção e a coleta dos dados foram realizadas por meio da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa exploratória possibilitou identificar as instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no município do Recife que apresentam aproximações, em suas propostas de formação inicial docente nos cursos de Pedagogia, com os princípios da concepção de Paulo Freire, bem como delimitar os campos de investigação. A análise dos dados apontou temáticas nos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos, nos programas das disciplinas e na narrativa dos(as) professoras(as) entrevistados(as) que se aproximam de categorias freireanas. Destaca-se a concepção de sujeito como ser crítico, singular e afetivo; de diálogo como debate coletivo e participação; de teoria e prática articulando a formação ao exercício profissional, a práxis. A prática de ensino é tomada de forma contínua e interdisciplinar. A prática pedagógica vincula-se à pesquisa, é social e institucional. O diálogo configura-se na escuta e abertura ao outro. A proposta de formação transformadora materializou-se no incentivo à autoformação, à curiosidade e à alegria, em atitudes desafiadoras e esperançosas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64322
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Edineide Souza Sá Leitão.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons