Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64322

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Eliete-
dc.contributor.authorLEITÃO, Edineide Souza Sá-
dc.date.accessioned2025-07-10T19:01:21Z-
dc.date.available2025-07-10T19:01:21Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationLEITÃO, Edineide Souza Sá. Formação inicial de professores(as) para os cursos de pedagogia na perspectiva freireana. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64322-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objeto de estudo a formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes referenciadas pelo pensamento de Paulo Freire. O objetivo foi compreender como se configuram os princípios da pedagogia de Paulo Freire na formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Recife. Tomamos, como eixos teóricos da pesquisa, a pedagogia freireana e seus apontamentos para formar professores(as) imbuídos de compromisso humano, ético, político e emancipatório. A concepção de prática pedagógica e sua dimensão institucional, relacional e coletiva alinha-se com a abordagem de Souza (2009). Sobre a formação inicial de professores(as), tomamos como referência: Brzezinski (1996, 2002, 2011); Sheibe e Aguiar (1999); Aguiar et al. (2006); Sheibe e Durli (2011), Brandt e Hobold (2019, 2023). A estruturação e o tratamento das informações foram fundamentados na Análise de Conteúdo de Bardin (2008). A produção e a coleta dos dados foram realizadas por meio da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa exploratória possibilitou identificar as instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no município do Recife que apresentam aproximações, em suas propostas de formação inicial docente nos cursos de Pedagogia, com os princípios da concepção de Paulo Freire, bem como delimitar os campos de investigação. A análise dos dados apontou temáticas nos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos, nos programas das disciplinas e na narrativa dos(as) professoras(as) entrevistados(as) que se aproximam de categorias freireanas. Destaca-se a concepção de sujeito como ser crítico, singular e afetivo; de diálogo como debate coletivo e participação; de teoria e prática articulando a formação ao exercício profissional, a práxis. A prática de ensino é tomada de forma contínua e interdisciplinar. A prática pedagógica vincula-se à pesquisa, é social e institucional. O diálogo configura-se na escuta e abertura ao outro. A proposta de formação transformadora materializou-se no incentivo à autoformação, à curiosidade e à alegria, em atitudes desafiadoras e esperançosas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores de pedagogiapt_BR
dc.subjectPrincípios pedagógicos de Paulo Freirept_BR
dc.subjectPrática Pedagógica docentept_BR
dc.titleFormação inicial de professores(as) para os cursos de pedagogia na perspectiva freireanapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2912785198404761pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6348134383110052pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe object of study of the research is the initial training of teachers in pedagogy courses and their contributions to teaching pedagogical practices referenced by the thought of Paulo Freire. The objective was to understand how the principles of Paulo Freire's pedagogy are configured in the initial training of teachers in pedagogy courses and their contributions to the teaching pedagogical practices of two Higher Education Institutions in Recife. We take as theoretical axes of research, Freirean pedagogy and its notes to train teachers imbued with human, ethical, political and emancipatory commitment. The conception of pedagogical practice and its institutional, relational and collective dimension aligns with Souza's (2009) approach. Regarding the initial training of teachers, Brzezinski (1996, 2002, 2011) is a reference; Sheibe and Aguiar (1999); Aguiar et al. (2006); Sheibe and Durli (2011), Brandt and Hobold (2019, 2023). The structuring and processing of information was based on Bardin's Content Analysis (2008). Data production and collection were carried out through documentary research and semi-structured interviews. The exploratory research made it possible to identify higher education institutions (HEIs) located in the city of Recife that present approaches, in their proposals for initial teacher training in pedagogy courses, with the principles of Paulo Freire's conception, as well as delimiting the fields of investigation. Data analysis highlighted themes in the Pedagogical Political Projects of the Courses, in the subject programs and in the narrative of the teachers interviewed that are close to Freirean categories. The conception of the subject as a critical, singular and affective being stands out; dialogue as collective debate and participation; of theory and practice articulating training with professional practice, praxis. Teaching practice is undertaken in a continuous and interdisciplinary manner. Pedagogical practice is linked to research, is social and institutional. Dialogue takes the form of listening and openness to others. The proposal for transformative training materialized in encouraging self-education, curiosity and joy, in challenging and hopeful attitudes.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Edineide Souza Sá Leitão.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons