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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64315

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Título: A qualidade atrativa percebida na rota turística do Alto do Moura - Caruaru / PE
Autor(es): BARROS, Samaryna Estevam de
Palavras-chave: Qualidade Atrativa; Rota Turística; Alto do Moura; Teoria das Facetas; Caruaru - Pernambuco
Data do documento: 30-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Samaryna Estevam de. A qualidade atrativa percebida na rota turística do Alto do Moura - Caruaru / PE. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa centra-se na avaliação afetiva da Rota Turística do Alto do Moura – Caruaru/PE, que integra elementos culturais significativos e atrai grande número de pessoas. A investigação justifica-se na medida em que a atratividade da rota turística pode influenciar a experiência das pessoas ao caminhar/visitar, permanecer e contemplar o local. Assim, o objetivo principal desta dissertação foi avaliar a Qualidade Atrativa Percebida por diferentes grupos de usuários nessa rota turística. Para tal, adotou-se a Teoria das Facetas como base teórico-metodológica, que possibilitou a manipulação sistemática de um conjunto de atributos ambientais tomados para estudo pela sua importância para a avaliação pretendida. Para a coleta dos dados, o Sistema de Classificações Múltiplas foi selecionado para abordar, de modo presencial, moradores de Caruaru, bem como moradores e artesãos do Alto do Moura; já o questionário online, baseado no procedimento citado, foi escolhido para abordar, de modo virtual, turistas que visitaram recentemente o local. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de escalonamento multidimensional conhecida como Análise da Estrutura de Similaridade (Structure Similarity Analysis - SSA). Os principais resultados empíricos apontaram que a Qualidade Atrativa Percebida pelos participantes na Rota Turística do Alto do Moura – Caruaru/PE é influenciada pela Infraestrutura (acessibilidade, mobiliário urbano, vias de acesso), Cultura Turística (museus, ateliês, bares e restaurantes) e a Temporalidade (com e sem festejos), portanto atributos ambientes aderentes para a avaliação proposta na promoção da caminhabilidade, capacidade de permanência e possibilidade de contemplação, uma expressão da Qualidade Atrativa Percebida. Além disso, houve consenso parcial dos resultados entre os diferentes grupos abordados. Com base nesses resultados obtidos, foram ainda propostas uma série de recomendações para favorecer a Qualidade Atrativa Percebida da rota turística avaliada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64315
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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