Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64315

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorBARROS, Samaryna Estevam de-
dc.date.accessioned2025-07-10T16:55:59Z-
dc.date.available2025-07-10T16:55:59Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationBARROS, Samaryna Estevam de. A qualidade atrativa percebida na rota turística do Alto do Moura - Caruaru / PE. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64315-
dc.description.abstractA presente pesquisa centra-se na avaliação afetiva da Rota Turística do Alto do Moura – Caruaru/PE, que integra elementos culturais significativos e atrai grande número de pessoas. A investigação justifica-se na medida em que a atratividade da rota turística pode influenciar a experiência das pessoas ao caminhar/visitar, permanecer e contemplar o local. Assim, o objetivo principal desta dissertação foi avaliar a Qualidade Atrativa Percebida por diferentes grupos de usuários nessa rota turística. Para tal, adotou-se a Teoria das Facetas como base teórico-metodológica, que possibilitou a manipulação sistemática de um conjunto de atributos ambientais tomados para estudo pela sua importância para a avaliação pretendida. Para a coleta dos dados, o Sistema de Classificações Múltiplas foi selecionado para abordar, de modo presencial, moradores de Caruaru, bem como moradores e artesãos do Alto do Moura; já o questionário online, baseado no procedimento citado, foi escolhido para abordar, de modo virtual, turistas que visitaram recentemente o local. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de escalonamento multidimensional conhecida como Análise da Estrutura de Similaridade (Structure Similarity Analysis - SSA). Os principais resultados empíricos apontaram que a Qualidade Atrativa Percebida pelos participantes na Rota Turística do Alto do Moura – Caruaru/PE é influenciada pela Infraestrutura (acessibilidade, mobiliário urbano, vias de acesso), Cultura Turística (museus, ateliês, bares e restaurantes) e a Temporalidade (com e sem festejos), portanto atributos ambientes aderentes para a avaliação proposta na promoção da caminhabilidade, capacidade de permanência e possibilidade de contemplação, uma expressão da Qualidade Atrativa Percebida. Além disso, houve consenso parcial dos resultados entre os diferentes grupos abordados. Com base nesses resultados obtidos, foram ainda propostas uma série de recomendações para favorecer a Qualidade Atrativa Percebida da rota turística avaliada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQualidade Atrativapt_BR
dc.subjectRota Turísticapt_BR
dc.subjectAlto do Mourapt_BR
dc.subjectTeoria das Facetaspt_BR
dc.subjectCaruaru - Pernambucopt_BR
dc.titleA qualidade atrativa percebida na rota turística do Alto do Moura - Caruaru / PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3646044472175771pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on the affective assessment of the Alto do Moura Tourist Route – Caruaru/PE, which integrates significant cultural elements and attracts a large number of people. The investigation is justified insofar as the attractiveness of the tourist route can influence people's experience when walking/visiting, staying and contemplating the place. Thus, the main objective of this dissertation was to evaluate the Perceived Attractive Quality by different groups of users on this tourist route. To this end, the Facet Theory was developed as a theoretical-methodological basis, which allowed the systematic manipulation of a set of environmental attributes acquired for study due to their importance for the intended evaluation. For data collection, the Multiple Sorting Procedure was selected to approach, in person, residents of Caruaru, as well as residents and artisans of Alto do Moura; while the online questionnaire, based on the aforementioned procedure, was chosen to approach, virtually, tourists who recently visited the place. The data obtained was analyzed using the multidimensional scaling technique known as Similarity Structure Analysis (SSA). The main empirical results indicated that the Perceived Attractive Quality by participants in the Alto do Moura Tourist Route – Caruaru/PE is influenced by Infrastructure (accessibility, urban furniture, access roads), Tourist Culture (museums, studios, bars and restaurants) and Temporality (with and without festivities), therefore environmental attributes that are adherent to the proposed evaluation in promoting walkability, staying capacity and possibility of contemplation, an expression of Perceived Attractive Quality. In addition, there was partial consensus of the results among the different groups approached. Based on these results obtained, a series of recommendations were also proposed to favor the Perceived Attractive Quality of the evaluated tourist route.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8718971529194229pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Samaryna Estevam de Barros.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons