Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281

Compartilhe esta página

Título: Cordel e subjetividade : vivência literária no 9o ano do ensino fundamental
Autor(es): OLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araújo
Palavras-chave: Cordel; Ecos íntimos; Leitura subjetiva
Data do documento: 6-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araujo. Cordel e subjetividade: vivência literária no 9o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho investiga o ensino do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula com o objetivo de desenvolver o letramento literário com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também descrever os ecos íntimos do jovem leitor. Assim pudemos acolher a recepção dos alunos oriunda da leitura do cordel e por fim analisar qualitativamente os ecos íntimos de cada leitor envolvido no processo. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel Nas Asas da Poesia escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Utilizamos como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), Leitura Literária de Cosson (2014) e sobre o Cordel no Cotidiano Escolar com Marinho e Pinheiro (2012).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nildiluce Queiroz de Araújo Oliveira.PDF2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons