Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Frederico José Machado da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T12:42:13Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T12:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araujo. Cordel e subjetividade: vivência literária no 9o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o ensino do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula com o objetivo de desenvolver o letramento literário com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também descrever os ecos íntimos do jovem leitor. Assim pudemos acolher a recepção dos alunos oriunda da leitura do cordel e por fim analisar qualitativamente os ecos íntimos de cada leitor envolvido no processo. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel Nas Asas da Poesia escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Utilizamos como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), Leitura Literária de Cosson (2014) e sobre o Cordel no Cotidiano Escolar com Marinho e Pinheiro (2012). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Ecos íntimos | pt_BR |
dc.subject | Leitura subjetiva | pt_BR |
dc.title | Cordel e subjetividade : vivência literária no 9o ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9749711890453405 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4677068057535979 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigates the teaching of cordel as a pedagogical instrument, in order to intervene in the use and treatment of literary text within the classroom with the aim of developing literary literacy with a focus on the cordel genre to observe students' reception from this reading, as well as describing the intimate echoes of the young reader. In this way, we were able to welcome students from the reading of the cordel and finally qualitatively analyze the intimate echoes of each reader involved in the process. We chose as a working instrument to analyze the students' intimate echoes, the cordel Nas Asas da Poetry written by Milene Augusto, composed of sixteen stanzas. The pedagogical intervention was carried out in a ninth grade classroom, composed of 18 students between 13 and 14 years old, from the José Gonçalves do Nascimento de Solidão Municipal School/PE – Brazil. The research methodology used was action research. Data analysis emphasized the qualitative method. We used as a contribution the subjective reading from the theoretical perspective of Anne Rouxel and Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) and Xypas (2018), Literary Reading of Cosson (2014) and about Cordel in Everyday School Marinho and Pinheiro (2012). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nildiluce Queiroz de Araújo Oliveira.PDF | 2,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons