Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Frederico José Machado da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-10T12:42:13Z-
dc.date.available2025-07-10T12:42:13Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nildiluce Queiroz de Araujo. Cordel e subjetividade: vivência literária no 9o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64281-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o ensino do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula com o objetivo de desenvolver o letramento literário com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também descrever os ecos íntimos do jovem leitor. Assim pudemos acolher a recepção dos alunos oriunda da leitura do cordel e por fim analisar qualitativamente os ecos íntimos de cada leitor envolvido no processo. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel Nas Asas da Poesia escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Utilizamos como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), Leitura Literária de Cosson (2014) e sobre o Cordel no Cotidiano Escolar com Marinho e Pinheiro (2012).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEcos íntimospt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapt_BR
dc.titleCordel e subjetividade : vivência literária no 9o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9749711890453405pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4677068057535979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis work investigates the teaching of cordel as a pedagogical instrument, in order to intervene in the use and treatment of literary text within the classroom with the aim of developing literary literacy with a focus on the cordel genre to observe students' reception from this reading, as well as describing the intimate echoes of the young reader. In this way, we were able to welcome students from the reading of the cordel and finally qualitatively analyze the intimate echoes of each reader involved in the process. We chose as a working instrument to analyze the students' intimate echoes, the cordel Nas Asas da Poetry written by Milene Augusto, composed of sixteen stanzas. The pedagogical intervention was carried out in a ninth grade classroom, composed of 18 students between 13 and 14 years old, from the José Gonçalves do Nascimento de Solidão Municipal School/PE – Brazil. The research methodology used was action research. Data analysis emphasized the qualitative method. We used as a contribution the subjective reading from the theoretical perspective of Anne Rouxel and Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) and Xypas (2018), Literary Reading of Cosson (2014) and about Cordel in Everyday School Marinho and Pinheiro (2012).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nildiluce Queiroz de Araújo Oliveira.PDF2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons