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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64253
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Título: | Formação leitora de crianças pequenas na Educação Infantil : uma experiência literária com roda de leitura |
Autor(es): | ALVES, Débora da Rocha Cordeiro |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Prática docente; Roda de leitura; Formação leitora |
Data do documento: | 25-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALVES, Débora da Rocha Cordeiro. Formação leitora de crianças pequenas na Educação Infantil : uma experiência literária com roda de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Nossa pesquisa de mestrado se concentrou no campo da Educação Literária em que investigamos como acontecem as experiências literárias com rodas de leitura no âmbito da Educação Infantil. Analisamos como uma professora planeja e desenvolve práticas de leitura literária em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal do Recife em uma turma de GIII de creche. Partindo da premissa de que as rodas de leitura não são tão comuns nos perguntamos em que medida a professora planeja intencionalmente essa proposta, com vistas à formação leitora na Educação Infantil. Os objetivos específicos se concentraram em conhecer as práticas de rodas de leitura desenvolvidas pela professora; identificar as concepções docentes da professora sobre Educação Literária de crianças pequenas; e desenvolver como produto final, um material midiático em forma de vídeos revelando dados da pesquisa e seus resultados. A pesquisa foi realizada em 4 etapas em que utilizamos para geração de dados os seguintes instrumentos: (1) Entrevista semiestruturada, (2) Estudo dirigido e Planejamento de uma roda de leitura, (3) Desenvolvimento da roda de leitura e (4) Reflexão sobre a atividade realizada e seu processo. A partir da entrevista, identificamos que, embora a professora reconheça a importância do trabalho literário através das rodas de leitura nesta faixa etária, ela afirma que existe um distanciamento entre teoria e prática e que a ausência da formação continuada é um dos fatores responsáveis para que este trabalho ocorra de forma fragilizada. Na prática não havia um planejamento específico para a roda de leitura que considerasse as estratégias de mediação leitora - antes, durante e depois da leitura (Solé, 1998), a escolha do título, as avaliações e outras dimensões importantes, com vistas à formação do leitor. (Riter, 2009; Cosson, 2018; Coelho, 2000). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento do trabalho literário por parte das professoras, de modo geral acontece no campo das incertezas, tendo-se pouca clareza acerca dos objetivos e da perspectiva de formação de leitores. O resultado desse estudo se materializou em um dispositivo midiático de audiovisual disponibilizado na plataforma Youtube que apresenta a trajetória da pesquisa e, sobretudo o diálogo resultante da mesma, a partir da reflexão desenvolvida ao longo das leituras e estudo dirigido, da produção do planejamento da roda de leitura com a professora e do desenvolvimento da profissional. Desse modo, o produto se constitui também um instrumento formativo para pessoas interessadas e profissionais da área. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64253 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
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