Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64253

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANANIAS, Marcio Vilella Ferreira-
dc.contributor.authorALVES, Débora da Rocha Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-07-09T17:02:57Z-
dc.date.available2025-07-09T17:02:57Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationALVES, Débora da Rocha Cordeiro. Formação leitora de crianças pequenas na Educação Infantil : uma experiência literária com roda de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64253-
dc.description.abstractNossa pesquisa de mestrado se concentrou no campo da Educação Literária em que investigamos como acontecem as experiências literárias com rodas de leitura no âmbito da Educação Infantil. Analisamos como uma professora planeja e desenvolve práticas de leitura literária em um Centro Municipal de Educação Infantil da rede Municipal do Recife em uma turma de GIII de creche. Partindo da premissa de que as rodas de leitura não são tão comuns nos perguntamos em que medida a professora planeja intencionalmente essa proposta, com vistas à formação leitora na Educação Infantil. Os objetivos específicos se concentraram em conhecer as práticas de rodas de leitura desenvolvidas pela professora; identificar as concepções docentes da professora sobre Educação Literária de crianças pequenas; e desenvolver como produto final, um material midiático em forma de vídeos revelando dados da pesquisa e seus resultados. A pesquisa foi realizada em 4 etapas em que utilizamos para geração de dados os seguintes instrumentos: (1) Entrevista semiestruturada, (2) Estudo dirigido e Planejamento de uma roda de leitura, (3) Desenvolvimento da roda de leitura e (4) Reflexão sobre a atividade realizada e seu processo. A partir da entrevista, identificamos que, embora a professora reconheça a importância do trabalho literário através das rodas de leitura nesta faixa etária, ela afirma que existe um distanciamento entre teoria e prática e que a ausência da formação continuada é um dos fatores responsáveis para que este trabalho ocorra de forma fragilizada. Na prática não havia um planejamento específico para a roda de leitura que considerasse as estratégias de mediação leitora - antes, durante e depois da leitura (Solé, 1998), a escolha do título, as avaliações e outras dimensões importantes, com vistas à formação do leitor. (Riter, 2009; Cosson, 2018; Coelho, 2000). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento do trabalho literário por parte das professoras, de modo geral acontece no campo das incertezas, tendo-se pouca clareza acerca dos objetivos e da perspectiva de formação de leitores. O resultado desse estudo se materializou em um dispositivo midiático de audiovisual disponibilizado na plataforma Youtube que apresenta a trajetória da pesquisa e, sobretudo o diálogo resultante da mesma, a partir da reflexão desenvolvida ao longo das leituras e estudo dirigido, da produção do planejamento da roda de leitura com a professora e do desenvolvimento da profissional. Desse modo, o produto se constitui também um instrumento formativo para pessoas interessadas e profissionais da área.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRoda de leiturapt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.titleFormação leitora de crianças pequenas na Educação Infantil : uma experiência literária com roda de leiturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8562458117950397pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2400958796116224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxOur master's research focused on the field of Literary Education, in which we investigated how literary experiences take place with reading circles in the context of Early Childhood Education. We analyzed how a teacher plans and develops literary reading practices in a Municipal Early Childhood Education Center in Recife in a GIII kindergarten class. Starting from the premise that reading circles are not so common, we asked ourselves to what extent the teacher intentionally plans this proposal, with a view to reading training in Early Childhood Education. The specific objectives focused on getting to know the reading circle practices developed by the teacher; identifying the teacher's conceptions of Literacy Education for young children; and developing, as a final product, media material in the form of videos revealing research data and results. The research was carried out in four stages in which we used the following instruments to generate data: (1) Semi-structured interview, (2) Directed study and planning of a reading circle, (3) Development of the reading circle and (4) Reflection on the activity carried out and its process. From the interview, we identified that, although the teacher recognizes the importance of literary work through reading circles in this age group, she says that there is a gap between theory and practice and that the lack of continuing training is one of the factors responsible for this. In practice, there was no specific planning for the reading circle that considered reading mediation strategies - before, during and after reading (Solé, 1998), the choice of title, evaluations and other important dimensions, with a view to training the reader (Riter, 2009; Cosson, 2018; Coelho, 2000). The research showed that the development of literary work by teachers generally takes place in a field of uncertainty, with little clarity about the objectives and perspective of reader education. The result of this study materialized in an audiovisual media device available on the Youtube platform, which presents the trajectory of the research and, above all, the dialogue resulting from it, based on the reflection developed during the readings and directed study, the production of the planning of the reading circle with the teacher and the development of the professional. In this way, the product is also a training tool for interested people and professionals in the field.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Débora da Rocha Cordeiro Alves.PDF36,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons