Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64251

Compartilhe esta página

Título: Argumentação e escrita digital : uma proposta de ensino por meio do tecnogênero post em carrossel no Instagram
Autor(es): SANTOS, Dayse Maciel
Palavras-chave: Tecnodiscurso; Escrita digital; Argumentação; Gêneros textuais
Data do documento: 11-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Dayse Maciel. Argumentação e escrita digital: uma proposta de ensino por meio do tecnogênero post em carrossel no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Na escola, é necessário levar os estudantes a desenvolverem habilidades de argumentação, tendo em vista que ela é inerente à própria linguagem. Tal necessidade se torna mais evidente em função da emergência das mídias digitais, que possibilitam múltiplas práticas comunicativas, proporcionadas pelo advento de novas tecnologias, sobretudo com a internet. Nesse contexto, surgem os tecnodiscuros, a partir da escrita digital, integrando de forma indissociável as dimensões tecnológicas e linguageiras na produção de sentidos. Em gêneros nativos digitais, a tecnodiscursividade está intrinsecamente relacionada à construção do teor argumentativo, o ensino da argumentação não deve ignorar a importância desse fenômeno. Um desses gêneros é o post em carrossel no Instagram de visada argumentativa, que se destaca por sua intensa circulação social e pelo importante papel que cumpre. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar como o ensino de estratégias argumentativas compósitas de escrita digital, por meio da produção do tecnogênero post em carrossel no Instagram, pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentação de estudantes do 9o ano, na produção de textos. O trabalho se caracterizou como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que teve como voluntários estudantes do 9o ano de uma escola municipal da rede pública de ensino recifense. As bases conceituais para este trabalho surgiram a partir de Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Bawarshi e Reiff (2013), Paveu (2022), entre outros. No escopo dos estudos teóricos supracitados, desenvolvemos o modelo de ensino “o processo guiado de imersão tecnodiscursiva”, baseado em uma pedagogia interativa de gêneros, considerando o tecnogênero (Paveau, 2022) como resultante de uma ecologia composicional (Farias, 2022), na qual os produsuários permanecem como sujeitos estrategistas que operam escolhas (Santos e Cortez, 2022). De acordo com a metodologia proposta, foram elaboradas atividades digitais no Canva, buscando desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, a partir do emprego de estratégias argumentativas compósitas de escrita digital por meio da produção de posts em carrossel para publicação em um perfil criado no Instagram para a turma. Análises comparativas das produções solicitadas possibilitaram observar grande avanço no conhecimento relativo às estratégias argumentativas compósitas que podem ser empregados em uma produção escritural digital. Dessa forma, os estudantes tornaram-se conscientes da ecologia composicional da qual um tecnogênero é resultante e sentiram-se autorizados a assumir o papel de produsuários que operam escolhas no processo de escrita digital argumentativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64251
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dayse Maciel Santos.pdf6,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons