Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Dayse Maciel-
dc.date.accessioned2025-07-09T16:51:15Z-
dc.date.available2025-07-09T16:51:15Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayse Maciel. Argumentação e escrita digital: uma proposta de ensino por meio do tecnogênero post em carrossel no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64251-
dc.description.abstractNa escola, é necessário levar os estudantes a desenvolverem habilidades de argumentação, tendo em vista que ela é inerente à própria linguagem. Tal necessidade se torna mais evidente em função da emergência das mídias digitais, que possibilitam múltiplas práticas comunicativas, proporcionadas pelo advento de novas tecnologias, sobretudo com a internet. Nesse contexto, surgem os tecnodiscuros, a partir da escrita digital, integrando de forma indissociável as dimensões tecnológicas e linguageiras na produção de sentidos. Em gêneros nativos digitais, a tecnodiscursividade está intrinsecamente relacionada à construção do teor argumentativo, o ensino da argumentação não deve ignorar a importância desse fenômeno. Um desses gêneros é o post em carrossel no Instagram de visada argumentativa, que se destaca por sua intensa circulação social e pelo importante papel que cumpre. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar como o ensino de estratégias argumentativas compósitas de escrita digital, por meio da produção do tecnogênero post em carrossel no Instagram, pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentação de estudantes do 9o ano, na produção de textos. O trabalho se caracterizou como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que teve como voluntários estudantes do 9o ano de uma escola municipal da rede pública de ensino recifense. As bases conceituais para este trabalho surgiram a partir de Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Bawarshi e Reiff (2013), Paveu (2022), entre outros. No escopo dos estudos teóricos supracitados, desenvolvemos o modelo de ensino “o processo guiado de imersão tecnodiscursiva”, baseado em uma pedagogia interativa de gêneros, considerando o tecnogênero (Paveau, 2022) como resultante de uma ecologia composicional (Farias, 2022), na qual os produsuários permanecem como sujeitos estrategistas que operam escolhas (Santos e Cortez, 2022). De acordo com a metodologia proposta, foram elaboradas atividades digitais no Canva, buscando desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, a partir do emprego de estratégias argumentativas compósitas de escrita digital por meio da produção de posts em carrossel para publicação em um perfil criado no Instagram para a turma. Análises comparativas das produções solicitadas possibilitaram observar grande avanço no conhecimento relativo às estratégias argumentativas compósitas que podem ser empregados em uma produção escritural digital. Dessa forma, os estudantes tornaram-se conscientes da ecologia composicional da qual um tecnogênero é resultante e sentiram-se autorizados a assumir o papel de produsuários que operam escolhas no processo de escrita digital argumentativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnodiscursopt_BR
dc.subjectEscrita digitalpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuais-
dc.titleArgumentação e escrita digital : uma proposta de ensino por meio do tecnogênero post em carrossel no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8131562504219548pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxAt school, it is necessary to get students to develop argumentation skills, given that it is inherent to language itself. This need has become more evident with the emergence of digital media, which enable multiple communicative practices, provided by the advent of new technologies, especially the internet. Technodiscourses have thus emerged, based on digital writing mechanisms that inseparably integrate the technological and linguistic dimensions in the production of meaning. Technodiscursivity is intrinsically related to the construction of the argumentative content of digital native genres, and the teaching of argumentation should not ignore the importance of this phenomenon. One of these is the argumentative Instagram carousel post, which stands out for its intense social circulation and the important role it plays. In this sense, this research aimed to investigate how the teaching of composite argumentative mechanisms of digital writing, through the production of the techno-genre carousel post on Instagram can contribute to the development of the argumentative capacity of 9th grade students in the production of texts. The conceptual basis for this work came from Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Bawarshi and Reiff (2013) , Paveu (2022). This is a qualitative action research project, which involved 9th grade students from a municipal public school in Recife. Within the scope of the aforementioned theoretical studies, we developed the teaching model “the guided process of technodiscursive immersion”, based on an interactive pedagogy of genres, considering the techno-genre (Paveau, 2022) as the result of a compositional ecology (Farias, 2022), in which the users remain as strategizing subjects who make choices (Santos and Cortez, 2022). In accordance with the proposed methodology, digital activities were created in Canva, with the aim of developing the students' capacity for argumentation, using the argumentative mechanisms of digital writing through the production of carousel posts for publication on a profile created on Instagram for the class. Based on the analysis of the students' final productions, it was possible to see great progress in their knowledge of the composite argumentative mechanisms that can be used in a digital writing production. The students became aware of the compositional ecology from which a techno-genre is derived and felt authorized to take on the role of users who make choices in the digital argumentative writing process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Dayse Maciel Santos.pdf6,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons