Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240
Share on
Title: | Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas |
Authors: | Conceição, Adelso Tiago Pereira da |
Keywords: | Transformações Geométricas; Geometria Gráfica; Jogos Educacionais; Abordagem MDA; Yu-Gi-Oh! |
Issue Date: | 8-May-2025 |
Citation: | Conceição, Adelso Tiago Pereira da. Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este Memorial de Artefato tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de recursos didáticos no ensino de transformações geométricas no ensino básico brasileiro. A pesquisa parte do problema relacionado às dificuldades recorrentes no ensino-aprendizagem desses conteúdos, frequentemente abordados de forma abstrata e descontextualizada nas práticas escolares. Para enfrentar essa problemática, propôs-se a criação de um jogo educacional de tabuleiro 4 intitulado Homolomorph 4 com o objetivo de apoiar o ensino das transformações geométricas por isometrias e por semelhanças, explorando o potencial lúdico como facilitador da aprendizagem. A investigação foi fundamentada, inicialmente, em uma análise curricular e bibliográfica acerca das transformações geométricas comumente tratadas na educação básica, bem como sobre sua relevância no desenvolvimento do pensamento geométrico. Como parte da metodologia, realizou-se um estudo comparativo com outros jogos didáticos existentes que possuem finalidades educacionais e lúdicas semelhantes, além da análise dos componentes MDA (mecânicas, dinâmicas e estéticas) inspirados no jogo Yu-Gi-Oh!, que influenciou o design do artefato. Posteriormente, foram organizadas sessões experimentais, as jogatinas, com a aplicação do jogo Homolomorph, visando à coleta de devolutivas quanto à usabilidade e à percepção de aprendizagem. Os resultados indicam que o artefato possui potencial para contribuir significativamente no processo de ensino das transformações geométricas, especialmente ao promover o engajamento dos alunos e ao possibilitar a ampliação e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, conclui-se que o jogo Homolomorph se mostra eficaz como recurso pedagógico complementar para o ensino de geometria. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240 |
Appears in Collections: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Adelso Tiago Pereira da Conceição.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License