Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLopes, Andiara Valentina de Freitas e-
dc.contributor.authorConceição, Adelso Tiago Pereira da-
dc.date.accessioned2025-07-09T14:01:34Z-
dc.date.available2025-07-09T14:01:34Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.date.submitted2025-07-09-
dc.identifier.citationConceição, Adelso Tiago Pereira da. Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240-
dc.description.abstractEste Memorial de Artefato tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de recursos didáticos no ensino de transformações geométricas no ensino básico brasileiro. A pesquisa parte do problema relacionado às dificuldades recorrentes no ensino-aprendizagem desses conteúdos, frequentemente abordados de forma abstrata e descontextualizada nas práticas escolares. Para enfrentar essa problemática, propôs-se a criação de um jogo educacional de tabuleiro 4 intitulado Homolomorph 4 com o objetivo de apoiar o ensino das transformações geométricas por isometrias e por semelhanças, explorando o potencial lúdico como facilitador da aprendizagem. A investigação foi fundamentada, inicialmente, em uma análise curricular e bibliográfica acerca das transformações geométricas comumente tratadas na educação básica, bem como sobre sua relevância no desenvolvimento do pensamento geométrico. Como parte da metodologia, realizou-se um estudo comparativo com outros jogos didáticos existentes que possuem finalidades educacionais e lúdicas semelhantes, além da análise dos componentes MDA (mecânicas, dinâmicas e estéticas) inspirados no jogo Yu-Gi-Oh!, que influenciou o design do artefato. Posteriormente, foram organizadas sessões experimentais, as jogatinas, com a aplicação do jogo Homolomorph, visando à coleta de devolutivas quanto à usabilidade e à percepção de aprendizagem. Os resultados indicam que o artefato possui potencial para contribuir significativamente no processo de ensino das transformações geométricas, especialmente ao promover o engajamento dos alunos e ao possibilitar a ampliação e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, conclui-se que o jogo Homolomorph se mostra eficaz como recurso pedagógico complementar para o ensino de geometria.pt_BR
dc.format.extent81 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTransformações Geométricaspt_BR
dc.subjectGeometria Gráficapt_BR
dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
dc.subjectAbordagem MDApt_BR
dc.subjectYu-Gi-Oh!pt_BR
dc.titleHomolomorph: transformações geométricas num jogo de cartaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6918080437612962pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4432621010560686pt_BR
dc.description.abstractxThis Artifact Memorial focuses on the development and application of educational resources for teaching geometric transformations in Brazilian elementary schools. The research is based on the problem related to the recurring difficulties in teaching and learning these contents, which are often approached in an abstract and decontextualized way in school practices. To address this problem, the creation of an educational board game was proposed 4 called Homolomorph 4 with the objective of supporting the teaching of geometric transformations by isometries and similarities, exploring the playful potential as a facilitator of learning. The research was initially based on a curricular and bibliographical analysis of geometric transformations commonly addressed in elementary education, as well as their relevance in the development of geometric thinking. As part of the methodology, a comparative study was carried out with other existing educational games that have similar educational and recreational purposes, in addition to the analysis of the MDA components (mechanics, dynamics and aesthetics) inspired by the game Yu-Gi-Oh!, that influenced the design of the artifact. Subsequently, experimental game sessions were organized with the application of the Homolomorph game, aiming to collect feedback regarding usability and perception of learning. The results indicate that the artifact has the potential to contribute significantly to the teaching process of geometric transformations, especially by promoting student engagement and by enabling the expansion and deepening of the content worked on in the classroom. Thus, it is concluded that the Homolomorph game is effective as a complementary pedagogical resource for teaching geometry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0006-8272-5444pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Expressão Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Adelso Tiago Pereira da Conceição.pdf5,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons