Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Andiara Valentina de Freitas e | - |
dc.contributor.author | Conceição, Adelso Tiago Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T14:01:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T14:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-09 | - |
dc.identifier.citation | Conceição, Adelso Tiago Pereira da. Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240 | - |
dc.description.abstract | Este Memorial de Artefato tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de recursos didáticos no ensino de transformações geométricas no ensino básico brasileiro. A pesquisa parte do problema relacionado às dificuldades recorrentes no ensino-aprendizagem desses conteúdos, frequentemente abordados de forma abstrata e descontextualizada nas práticas escolares. Para enfrentar essa problemática, propôs-se a criação de um jogo educacional de tabuleiro 4 intitulado Homolomorph 4 com o objetivo de apoiar o ensino das transformações geométricas por isometrias e por semelhanças, explorando o potencial lúdico como facilitador da aprendizagem. A investigação foi fundamentada, inicialmente, em uma análise curricular e bibliográfica acerca das transformações geométricas comumente tratadas na educação básica, bem como sobre sua relevância no desenvolvimento do pensamento geométrico. Como parte da metodologia, realizou-se um estudo comparativo com outros jogos didáticos existentes que possuem finalidades educacionais e lúdicas semelhantes, além da análise dos componentes MDA (mecânicas, dinâmicas e estéticas) inspirados no jogo Yu-Gi-Oh!, que influenciou o design do artefato. Posteriormente, foram organizadas sessões experimentais, as jogatinas, com a aplicação do jogo Homolomorph, visando à coleta de devolutivas quanto à usabilidade e à percepção de aprendizagem. Os resultados indicam que o artefato possui potencial para contribuir significativamente no processo de ensino das transformações geométricas, especialmente ao promover o engajamento dos alunos e ao possibilitar a ampliação e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, conclui-se que o jogo Homolomorph se mostra eficaz como recurso pedagógico complementar para o ensino de geometria. | pt_BR |
dc.format.extent | 81 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transformações Geométricas | pt_BR |
dc.subject | Geometria Gráfica | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Abordagem MDA | pt_BR |
dc.subject | Yu-Gi-Oh! | pt_BR |
dc.title | Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6918080437612962 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4432621010560686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Artifact Memorial focuses on the development and application of educational resources for teaching geometric transformations in Brazilian elementary schools. The research is based on the problem related to the recurring difficulties in teaching and learning these contents, which are often approached in an abstract and decontextualized way in school practices. To address this problem, the creation of an educational board game was proposed 4 called Homolomorph 4 with the objective of supporting the teaching of geometric transformations by isometries and similarities, exploring the playful potential as a facilitator of learning. The research was initially based on a curricular and bibliographical analysis of geometric transformations commonly addressed in elementary education, as well as their relevance in the development of geometric thinking. As part of the methodology, a comparative study was carried out with other existing educational games that have similar educational and recreational purposes, in addition to the analysis of the MDA components (mechanics, dynamics and aesthetics) inspired by the game Yu-Gi-Oh!, that influenced the design of the artifact. Subsequently, experimental game sessions were organized with the application of the Homolomorph game, aiming to collect feedback regarding usability and perception of learning. The results indicate that the artifact has the potential to contribute significantly to the teaching process of geometric transformations, especially by promoting student engagement and by enabling the expansion and deepening of the content worked on in the classroom. Thus, it is concluded that the Homolomorph game is effective as a complementary pedagogical resource for teaching geometry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0006-8272-5444 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adelso Tiago Pereira da Conceição.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons