Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240

Compartilhe esta página

Título: Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas
Autor(es): Conceição, Adelso Tiago Pereira da
Palavras-chave: Transformações Geométricas; Geometria Gráfica; Jogos Educacionais; Abordagem MDA; Yu-Gi-Oh!
Data do documento: 8-Mai-2025
Citação: Conceição, Adelso Tiago Pereira da. Homolomorph: transformações geométricas num jogo de cartas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este Memorial de Artefato tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de recursos didáticos no ensino de transformações geométricas no ensino básico brasileiro. A pesquisa parte do problema relacionado às dificuldades recorrentes no ensino-aprendizagem desses conteúdos, frequentemente abordados de forma abstrata e descontextualizada nas práticas escolares. Para enfrentar essa problemática, propôs-se a criação de um jogo educacional de tabuleiro 4 intitulado Homolomorph 4 com o objetivo de apoiar o ensino das transformações geométricas por isometrias e por semelhanças, explorando o potencial lúdico como facilitador da aprendizagem. A investigação foi fundamentada, inicialmente, em uma análise curricular e bibliográfica acerca das transformações geométricas comumente tratadas na educação básica, bem como sobre sua relevância no desenvolvimento do pensamento geométrico. Como parte da metodologia, realizou-se um estudo comparativo com outros jogos didáticos existentes que possuem finalidades educacionais e lúdicas semelhantes, além da análise dos componentes MDA (mecânicas, dinâmicas e estéticas) inspirados no jogo Yu-Gi-Oh!, que influenciou o design do artefato. Posteriormente, foram organizadas sessões experimentais, as jogatinas, com a aplicação do jogo Homolomorph, visando à coleta de devolutivas quanto à usabilidade e à percepção de aprendizagem. Os resultados indicam que o artefato possui potencial para contribuir significativamente no processo de ensino das transformações geométricas, especialmente ao promover o engajamento dos alunos e ao possibilitar a ampliação e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, conclui-se que o jogo Homolomorph se mostra eficaz como recurso pedagógico complementar para o ensino de geometria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64240
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adelso Tiago Pereira da Conceição.pdf5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons