Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64235

Compartilhe esta página

Título: I love you streaming: educação para o cinema digital transmídia na educação bilíngue de surdos
Autor(es): BANDEIRA, Aroma
Palavras-chave: Educação transmídia; Educação bilíngue de surdos; Cineclube na educação
Data do documento: 8-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação objetiva analisar as possibilidades de uma sequência didática para educação para o cinema digital transmídia junto a jovens e adultos surdos na perspectiva da modalidade bilíngue de surdos com tradução audiovisual assistiva. Este trabalho se justifica em propor metodologias de participação de estudantes para o ensino-aprendizagem do cinema na modalidade de educação bilíngue de surdos. Iniciamos com uma investigação sobre a educação bilíngue de surdos, por que entendemos que educação exige respeito aos saberes des educandes. No segundo capítulo, seguimos observando o entrelaçamento entre estudantes surdos, cultura digital, tecnologia assistiva e o cinema, enfocando o cinema como destaque no modo de construção de narrativas visuais, criando universos que se correlacionam em transmídia. No terceiro capítulo, apresentamos a educação que queremos, com a hipótese do cinema como mediação cineclubista. Fechamos com os indicadores avaliativos de competências transmidiáticas da nossa análise de dados. Realizamos uma pesquisa participativa, sob coleta de dados realizada em ciclos orientados pela Design-Based Research (Matta; Silva; Boaventura, 2014; Santos, 2022). Organizada em sequência didática com a mediação do cineclubismo na perspectiva transmídia, por apresentar uma proposta dialógica de geração do conhecimento, e sob coleta de dados com a abordagem metodológica DBR, também chamada de Pesquisa de Desenvolvimento, utilizando os cadernos de o Design Thinking para educadores desenvolvidos pela IDEO. Como resultados, percebemos a tomada de consciência de uma apropriação às narrativas transmídias a partir da linguagem visual digital do cinema, apuradas pelos indicadores de autoria, linguagem, curadoria e tradução; com produção de conhecimento apresentada processualmente, em especial nas avaliações teórica e prática dos encontros 4 e 5; e a resolução do problema com a identificação dos elementos que materializam a educação digital transmídia com colaboração de estudantes surdos, elementos estes analisados no 5o capítulo, portanto, garantindo nossos objetivos específicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64235
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aroma Bandeira.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons