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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64235
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | BANDEIRA, Aroma | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T13:19:59Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T13:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64235 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva analisar as possibilidades de uma sequência didática para educação para o cinema digital transmídia junto a jovens e adultos surdos na perspectiva da modalidade bilíngue de surdos com tradução audiovisual assistiva. Este trabalho se justifica em propor metodologias de participação de estudantes para o ensino-aprendizagem do cinema na modalidade de educação bilíngue de surdos. Iniciamos com uma investigação sobre a educação bilíngue de surdos, por que entendemos que educação exige respeito aos saberes des educandes. No segundo capítulo, seguimos observando o entrelaçamento entre estudantes surdos, cultura digital, tecnologia assistiva e o cinema, enfocando o cinema como destaque no modo de construção de narrativas visuais, criando universos que se correlacionam em transmídia. No terceiro capítulo, apresentamos a educação que queremos, com a hipótese do cinema como mediação cineclubista. Fechamos com os indicadores avaliativos de competências transmidiáticas da nossa análise de dados. Realizamos uma pesquisa participativa, sob coleta de dados realizada em ciclos orientados pela Design-Based Research (Matta; Silva; Boaventura, 2014; Santos, 2022). Organizada em sequência didática com a mediação do cineclubismo na perspectiva transmídia, por apresentar uma proposta dialógica de geração do conhecimento, e sob coleta de dados com a abordagem metodológica DBR, também chamada de Pesquisa de Desenvolvimento, utilizando os cadernos de o Design Thinking para educadores desenvolvidos pela IDEO. Como resultados, percebemos a tomada de consciência de uma apropriação às narrativas transmídias a partir da linguagem visual digital do cinema, apuradas pelos indicadores de autoria, linguagem, curadoria e tradução; com produção de conhecimento apresentada processualmente, em especial nas avaliações teórica e prática dos encontros 4 e 5; e a resolução do problema com a identificação dos elementos que materializam a educação digital transmídia com colaboração de estudantes surdos, elementos estes analisados no 5o capítulo, portanto, garantindo nossos objetivos específicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação transmídia | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue de surdos | pt_BR |
dc.subject | Cineclube na educação | pt_BR |
dc.title | I love you streaming: educação para o cinema digital transmídia na educação bilíngue de surdos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8751129646603802 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta disertación objetiva analizar las posibilidades de una secuencia didáctica para educación para el cine digital transmedia junto a jóvenes y adultos sordos en la perspectiva de la modalidad bilingüe de sordos con traducción audiovisual asistida. Este trabajo se justifica en proponer metodologías de participación de estudiantes para la enseñanza-aprendizaje del cine en la modalidad de educación bilingüe de sordos. Iniciamos con una investigación sobre la educación bilingüe de sordos, por lo que entendemos que la educación exige respeto a los saberes de les educandes. En el segundo capítulo, seguimos observando el entrelazamiento entre estudiantes sordos, cultura digital, tecnología asistida y el cine, enfocando el cine como destaque en el modo de construcción de narrativas visuales, creando universos que se correlacionan en transmedia. En el tercer capítulo, presentamos la educación que queremos, con la hipótesis del cine como mediación cineclubista. Cerramos con los indicadores de evaluación de competencias transmediáticas de nuestro análisis de datos. Realizamos una investigación participativa, bajo recopilación de datos realizada en ciclos orientados por la Design-Based Research (Matta; Silva; Boaventura, 2014; Santos, 2022). Organizada en secuencia didáctica con la mediación del Cineclubismo en la perspectiva transmedia, por presentar una propuesta dialógica de generación del conocimiento, y bajo recolección de datos con el abordaje metodológico DBR, también llamada de Investigación de Desarrollo, utilizando los cuadernos de el Design Thinking para educadores desarrollados por IDEO. Como resultados, percibimos la toma de conciencia de una apropiación a las narrativas transmedia a partir del lenguaje visual digital del cine, apuradas por los indicadores de autoría, lenguaje, curaduría y traducción; con producción de conocimiento presentada procesalmente, en particular en las evaluaciones teórica y práctica de los encuentros 4 y 5; y la resolución del problema con la identificación de los elementos que materializan la educación digital transmedia con colaboración de estudiantes sordos, elementos estos analizados en el 5o capítulo, Por lo tanto, garantizar nuestros objetivos específicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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