Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197

Comparte esta pagina

Título : Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível
Autor : NASCIMENTO, Libânia Conceição
Palabras clave : Autoavaliação da aprendizagem matemática; Artefatos digitais; Aprendizagem visível
Fecha de publicación : 21-jun-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Libânia Conceição. Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Os avanços tecnológicos e os novos paradigmas educacionais estão possibilitando novas estratégias avaliativas com foco na aprendizagem visível e na participação ativa do aluno, com vistas ao sucesso. Ao longo de mais de meio século, tem-se debatido e questionado a autoavaliação da aprendizagem como uma estratégia formativa capaz de ajudar o aluno a monitorar, controlar e regular ativamente o seu processo de aprendizagem com o propósito de alcançar os objetivos de aprendizagem mais adequados. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes, à luz da aprendizagem visível. A abordagem qualitativa e exploratória realizada por meio das etapas deste estudo nos conduziu para uma compreensão profunda desse fenômeno, com foco na experiência dos participantes. O lócus da pesquisa se deu no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores de matemática dos anos finais das escolas de tempo integral. Os dados provenientes do grupo focal foram codificados, analisados e interpretados de forma sistemática e organizada por meio dos Ciclos de Codificação de Saldaña, que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram que os professores não possuem conhecimento teórico sobre autoavaliação da aprendizagem e aprendizagem visível, e, por essa razão, a autoavaliação é tratada como mais um instrumento avaliativo, sem caráter formativo e sem nenhuma intervenção sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos como relevante colaborar com os estudos acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática na perspectiva da aprendizagem visível, como caminho para melhorar a qualidade da aprendizagem matemática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Libânia Conceição Nascimento.PDF1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons