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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197
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Título : | Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível |
Autor : | NASCIMENTO, Libânia Conceição |
Palabras clave : | Autoavaliação da aprendizagem matemática; Artefatos digitais; Aprendizagem visível |
Fecha de publicación : | 21-jun-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | NASCIMENTO, Libânia Conceição. Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Os avanços tecnológicos e os novos paradigmas educacionais estão possibilitando novas estratégias avaliativas com foco na aprendizagem visível e na participação ativa do aluno, com vistas ao sucesso. Ao longo de mais de meio século, tem-se debatido e questionado a autoavaliação da aprendizagem como uma estratégia formativa capaz de ajudar o aluno a monitorar, controlar e regular ativamente o seu processo de aprendizagem com o propósito de alcançar os objetivos de aprendizagem mais adequados. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes, à luz da aprendizagem visível. A abordagem qualitativa e exploratória realizada por meio das etapas deste estudo nos conduziu para uma compreensão profunda desse fenômeno, com foco na experiência dos participantes. O lócus da pesquisa se deu no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores de matemática dos anos finais das escolas de tempo integral. Os dados provenientes do grupo focal foram codificados, analisados e interpretados de forma sistemática e organizada por meio dos Ciclos de Codificação de Saldaña, que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram que os professores não possuem conhecimento teórico sobre autoavaliação da aprendizagem e aprendizagem visível, e, por essa razão, a autoavaliação é tratada como mais um instrumento avaliativo, sem caráter formativo e sem nenhuma intervenção sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos como relevante colaborar com os estudos acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática na perspectiva da aprendizagem visível, como caminho para melhorar a qualidade da aprendizagem matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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