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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patricia Smith | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Libânia Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T15:16:00Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T15:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Libânia Conceição. Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64197 | - |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos e os novos paradigmas educacionais estão possibilitando novas estratégias avaliativas com foco na aprendizagem visível e na participação ativa do aluno, com vistas ao sucesso. Ao longo de mais de meio século, tem-se debatido e questionado a autoavaliação da aprendizagem como uma estratégia formativa capaz de ajudar o aluno a monitorar, controlar e regular ativamente o seu processo de aprendizagem com o propósito de alcançar os objetivos de aprendizagem mais adequados. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes, à luz da aprendizagem visível. A abordagem qualitativa e exploratória realizada por meio das etapas deste estudo nos conduziu para uma compreensão profunda desse fenômeno, com foco na experiência dos participantes. O lócus da pesquisa se deu no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores de matemática dos anos finais das escolas de tempo integral. Os dados provenientes do grupo focal foram codificados, analisados e interpretados de forma sistemática e organizada por meio dos Ciclos de Codificação de Saldaña, que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram que os professores não possuem conhecimento teórico sobre autoavaliação da aprendizagem e aprendizagem visível, e, por essa razão, a autoavaliação é tratada como mais um instrumento avaliativo, sem caráter formativo e sem nenhuma intervenção sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos como relevante colaborar com os estudos acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática na perspectiva da aprendizagem visível, como caminho para melhorar a qualidade da aprendizagem matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação da aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Artefatos digitais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem visível | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação por meio de artefatos digitais no ensino de matemática : uma proposta de aprendizagem visível | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1357111864337880 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2517625255352224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Technological advances and new educational paradigms are enabling new assessment strategies focused on visible learning and active student participation, with a view to success. For more than half a century, self-assessment of learning has been debated and questioned as a training strategy capable of helping students monitor, control and regulate their learning process in order to achieve the most appropriate learning objectives. Therefore, the objective of this study is to analyze the self- evaluation practices of learning in the teaching of Mathematics and the possible digital artifacts used in schools in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes, in the light of visible learning. A qualitative and exploratory approach carried out through the stages of this study, contributes to a deep understanding of these specifications, with a focus on the participants' experience. The locus of the research took place in the Training Space of the city hall of Jaboatão dos Guararapes and the subjects were mathematics teachers in the final years of full-time schools. The data from the focus group were coded, analyzed and interpreted in a systematic and organized way through the Saldaña Coding Cycles, that made the analysis categories possible. The results revealed that teachers do not have theoretical knowledge about self-assessment of learning and visible learning, and for this reason, self-assessment is treated as another assessment instrument, without a formative character and without any intervention on the development of learning. In this sense, we understand how important it is to collaborate with studies on self-assessment of mathematical learning from the perspective of visible learning, as a way to improve the quality of mathematical learning. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Libânia Conceição Nascimento.PDF | 1,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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