Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64114

Compartilhe esta página

Título: O tratamento didático da Competência 07 da área de Linguagens no PNLD 2021 : o que propõe a obra "+ ação na escola e na comunidade"
Autor(es): SILVA, Elymar Targino da
Palavras-chave: BNCC; Novo ensino médio; Práticas de linguagem em ambiente digital; Livro didático
Data do documento: 26-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Elymar Targino da. O tratamento didático da Competência 07 da área de Linguagens no PNLD 2021: o que propõe a obra "+ ação na escola e na comunidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta investigação de mestrado, no campo da Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo o tratamento didático da Competência específica 07, da área de Linguagens e suas tecnologias, na obra “+ Ação na Escola e na Comunidade: projetos integradores”. No formato de volume único, a obra publicada pela editora FTD foi inscrita como Objeto 1 do PNLD 2021 e adotada nas três escolas públicas de Ensino Médio de Aliança (PE). Como objetivo, buscamos analisar no campo teórico- metodológico da Linguística Aplicada a configuração de dois Projetos integradores desse livro, e como se relacionam com a Competência específica 07 da área de Linguagens e suas Tecnologias, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e suas 04 habilidades. A escolha de apenas uma competência específica para análise é justificada, pois ela diz respeito às práticas de linguagem em ambiente digital. Como o avanço tecnológico na comunicação e informação é cada vez mais constante, a presença das práticas de leitura nos ambientes digitais faz-se presente em todo o cotidiano social, assim como no contexto escolar. Além disso, no estudo buscamos investigar se as propostas de desenvolvimento dos projetos trazem uma alternativa para as fragilidades das escolas em relação aos dispositivos digitais. Com a implementação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), temos um novo modelo nessa fase do ensino básico, mudança que também alcança a elaboração dos livros didáticos. Agora temos livros organizados por áreas do conhecimento determinados no edital do PNLD (2021), que prescreve às obras didáticas alinhadas por áreas (Objeto 1) a apresentação de projetos integradores, sendo a relação deles com as práticas de linguagem em ambiente digital foco de objeto de análise dessa dissertação. Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito do livro didático de língua portuguesa com base nos estudos de Batista (2001, 2003), Jurado (2003), Bunzen (2001, 2005, 2009), Bunzen e Rojo (2008), Rojo e Batista (2008) Cassiano (2007) Rangel (2020). Essa investigação implica em descrever as atividades e as ações que o Manual do Professor indica explicitamente à Competência 07 e suas respectivas habilidades, assim como aprofundar a discussão acerca de suas potencialidades e fragilidade. A partir da análise, é possível constatar que a habilidade EM13LGG702 é a que mais pode ser desenvolvida nas atividades de ambos os projetos, enquanto as outras três habilidades, apesar de também serem desenvolvidas, são condicionadas à presença de um dispositivo digital na atividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64114
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elymar Targino da Silva.pdf7,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons