Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64114
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elymar Targino da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T13:24:37Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T13:24:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elymar Targino da. O tratamento didático da Competência 07 da área de Linguagens no PNLD 2021: o que propõe a obra "+ ação na escola e na comunidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64114 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação de mestrado, no campo da Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo o tratamento didático da Competência específica 07, da área de Linguagens e suas tecnologias, na obra “+ Ação na Escola e na Comunidade: projetos integradores”. No formato de volume único, a obra publicada pela editora FTD foi inscrita como Objeto 1 do PNLD 2021 e adotada nas três escolas públicas de Ensino Médio de Aliança (PE). Como objetivo, buscamos analisar no campo teórico- metodológico da Linguística Aplicada a configuração de dois Projetos integradores desse livro, e como se relacionam com a Competência específica 07 da área de Linguagens e suas Tecnologias, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e suas 04 habilidades. A escolha de apenas uma competência específica para análise é justificada, pois ela diz respeito às práticas de linguagem em ambiente digital. Como o avanço tecnológico na comunicação e informação é cada vez mais constante, a presença das práticas de leitura nos ambientes digitais faz-se presente em todo o cotidiano social, assim como no contexto escolar. Além disso, no estudo buscamos investigar se as propostas de desenvolvimento dos projetos trazem uma alternativa para as fragilidades das escolas em relação aos dispositivos digitais. Com a implementação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), temos um novo modelo nessa fase do ensino básico, mudança que também alcança a elaboração dos livros didáticos. Agora temos livros organizados por áreas do conhecimento determinados no edital do PNLD (2021), que prescreve às obras didáticas alinhadas por áreas (Objeto 1) a apresentação de projetos integradores, sendo a relação deles com as práticas de linguagem em ambiente digital foco de objeto de análise dessa dissertação. Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito do livro didático de língua portuguesa com base nos estudos de Batista (2001, 2003), Jurado (2003), Bunzen (2001, 2005, 2009), Bunzen e Rojo (2008), Rojo e Batista (2008) Cassiano (2007) Rangel (2020). Essa investigação implica em descrever as atividades e as ações que o Manual do Professor indica explicitamente à Competência 07 e suas respectivas habilidades, assim como aprofundar a discussão acerca de suas potencialidades e fragilidade. A partir da análise, é possível constatar que a habilidade EM13LGG702 é a que mais pode ser desenvolvida nas atividades de ambos os projetos, enquanto as outras três habilidades, apesar de também serem desenvolvidas, são condicionadas à presença de um dispositivo digital na atividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Práticas de linguagem em ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O tratamento didático da Competência 07 da área de Linguagens no PNLD 2021 : o que propõe a obra "+ ação na escola e na comunidade" | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2014330214477839 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This master's research, in the field of Applied Linguistics, has as its object of study the didactic treatment of specific Competency 07 of the area of Languages and its technologies in the work “+ Action in School and Community: integrative projects”. In the single volume format, the work published by FTD was included as Object 1 of the PNLD 2021 and adopted in the three public high schools from Aliança (PE). As the result, we seek to analyze, in the theoretical-methodological field of Applied Linguistics, the configuration of two integrative Projects of this book and how they relate to specific Competency 07 of the area of Languages and its Technologies, of the BNCC (National Common Curricular Base) and its 04 skills. The choice of only this specific competence for analysis is justified, since this specific competence concerns language practices in a digital environment. As technological advances in communication and information are becoming more and more common, the presence of reading practices in digital environments is present throughout everyday social life, as well as in the school context. In addition, in the study, we seek to investigate whether the proposals for developing projects provide an alternative to the weaknesses of schools in relation to digital devices. With the implementation of the BNCC (2018) and the High School Reform (Law No. 13,415/2017), we have a new model in this phase of Basic Education, a change that also affects the development of schoolbooks. Now we have books organized by areas of knowledge determined in the PNLD (2021), which prescribes that didactic works by areas (Object 1) present integrative projects, with their relationship with language practices in a digital environment being the focus of the object of analysis of this dissertation. Our study is part of theoretical discussions about schoolbooks and Portuguese language schoolbooks with the studies of Batista (2001, 2003), Jurado (2003), Bunzen (2001, 2005, 2009), Bunzen and Rojo (2008), Rojo and Batista (2008) Cassiano (2007) Rangel (2020). This investigation involves describing the activities and actions that the Teacher's Manual explicitly indicates for Competence 07 and its respective skills, as well as improving the discussion about its potentialities and weaknesses. From the analysis, it is possible to verify that skill (EM13LGG702) is the one that can be developed the most in the activities of both projects, while the other 3 skills are also developed, however, conditioned on the presence of a digital device in the activity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elymar Targino da Silva.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons