Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044
Share on
Title: | Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção |
Authors: | Galindo, Maria Clara Sobral |
Keywords: | Dança; Dança flamenca; Criação em dança; Técnica corporal |
Issue Date: | 9-May-2025 |
Citation: | GALINDO, Maria Clara Sobral. Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo central tecer reflexões acerca da construção da autonomia criativa de praticantes da dança flamenca, a partir da discussão de conceitos referentes à dança e à educação, e de caminhos metodológicos desenvolvidos por docentes de baile flamenco, que são pertinentes ao ensinoaprendizagem desta arte. Apresento como base para este artigo, os conceitos de dança, presentes em Dantas (1999) e Mansur (2003); de técnica de dança, apresentado por Dantas (1999) e Oliveira (2013); de estrutura, códigos de baile e técnica corporal para o baile flamenco desenvolvidos por Martínez (2022), seguido de Moya e Franco (2013); e das concepções de Freire (1996) acerca dos papéis de professor e estudante nos processos educacionais. Ao final, apresento princípios metodológicos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia criativa dos estudantes de baile flamenco e desenvolvo considerações acerca de suas possibilidades e dificuldades de implementação na prática docente. PALAVRAS-CHAVE: Dança; dança flamenca; criação em dança; técnica corporal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044 |
Appears in Collections: | TCC - Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Clara Sobral Galindo.pdf | 482,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License