Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044
Compartilhe esta página
Título: | Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção |
Autor(es): | Galindo, Maria Clara Sobral |
Palavras-chave: | Dança; Dança flamenca; Criação em dança; Técnica corporal |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Citação: | GALINDO, Maria Clara Sobral. Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo central tecer reflexões acerca da construção da autonomia criativa de praticantes da dança flamenca, a partir da discussão de conceitos referentes à dança e à educação, e de caminhos metodológicos desenvolvidos por docentes de baile flamenco, que são pertinentes ao ensinoaprendizagem desta arte. Apresento como base para este artigo, os conceitos de dança, presentes em Dantas (1999) e Mansur (2003); de técnica de dança, apresentado por Dantas (1999) e Oliveira (2013); de estrutura, códigos de baile e técnica corporal para o baile flamenco desenvolvidos por Martínez (2022), seguido de Moya e Franco (2013); e das concepções de Freire (1996) acerca dos papéis de professor e estudante nos processos educacionais. Ao final, apresento princípios metodológicos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia criativa dos estudantes de baile flamenco e desenvolvo considerações acerca de suas possibilidades e dificuldades de implementação na prática docente. PALAVRAS-CHAVE: Dança; dança flamenca; criação em dança; técnica corporal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Clara Sobral Galindo.pdf | 482,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons