Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044

Compartilhe esta página

Título: Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção
Autor(es): Galindo, Maria Clara Sobral
Palavras-chave: Dança; Dança flamenca; Criação em dança; Técnica corporal
Data do documento: 9-Mai-2025
Citação: GALINDO, Maria Clara Sobral. Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: RESUMO Este trabalho tem como objetivo central tecer reflexões acerca da construção da autonomia criativa de praticantes da dança flamenca, a partir da discussão de conceitos referentes à dança e à educação, e de caminhos metodológicos desenvolvidos por docentes de baile flamenco, que são pertinentes ao ensinoaprendizagem desta arte. Apresento como base para este artigo, os conceitos de dança, presentes em Dantas (1999) e Mansur (2003); de técnica de dança, apresentado por Dantas (1999) e Oliveira (2013); de estrutura, códigos de baile e técnica corporal para o baile flamenco desenvolvidos por Martínez (2022), seguido de Moya e Franco (2013); e das concepções de Freire (1996) acerca dos papéis de professor e estudante nos processos educacionais. Ao final, apresento princípios metodológicos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia criativa dos estudantes de baile flamenco e desenvolvo considerações acerca de suas possibilidades e dificuldades de implementação na prática docente. PALAVRAS-CHAVE: Dança; dança flamenca; criação em dança; técnica corporal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Clara Sobral Galindo.pdf482,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons