Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantana, Gabriela Santos Cavalcante-
dc.contributor.authorGalindo, Maria Clara Sobral-
dc.date.accessioned2025-07-02T16:04:10Z-
dc.date.available2025-07-02T16:04:10Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.date.submitted2025-06-04-
dc.identifier.citationGALINDO, Maria Clara Sobral. Autonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64044-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo central tecer reflexões acerca da construção da autonomia criativa de praticantes da dança flamenca, a partir da discussão de conceitos referentes à dança e à educação, e de caminhos metodológicos desenvolvidos por docentes de baile flamenco, que são pertinentes ao ensinoaprendizagem desta arte. Apresento como base para este artigo, os conceitos de dança, presentes em Dantas (1999) e Mansur (2003); de técnica de dança, apresentado por Dantas (1999) e Oliveira (2013); de estrutura, códigos de baile e técnica corporal para o baile flamenco desenvolvidos por Martínez (2022), seguido de Moya e Franco (2013); e das concepções de Freire (1996) acerca dos papéis de professor e estudante nos processos educacionais. Ao final, apresento princípios metodológicos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia criativa dos estudantes de baile flamenco e desenvolvo considerações acerca de suas possibilidades e dificuldades de implementação na prática docente. PALAVRAS-CHAVE: Dança; dança flamenca; criação em dança; técnica corporal.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança flamencapt_BR
dc.subjectCriação em dançapt_BR
dc.subjectTécnica corporalpt_BR
dc.titleAutonomia criativa na dança flamenca: fatores e estratégias de ensino-aprendizagem que contribuem para a sua construçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9103595267823367pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0339613124943475pt_BR
dc.description.abstractxABSTRACT This work’s central objective is to reflect on the construction of creative autonomy of flamenco dance practitioners, based on the discussion of concepts related to dance and education, and of methodological paths developed by flamenco dance teachers which are pertinent to the teaching and learning of this art. I present, as a basis for this paper, the concepts of dance, present in Dantas (1999) and Mansur (2003); of dance technique, presented by Dantas (1999) and Oliveira (2013); of structure, códigos de baile and body technique for flamenco dance, developed by Martínez (2022), as well as Moya and Franco (2013); and also Freire's (1996) conceptions of the roles of teachers and students in the educational process. Finally, I present some methodological suggestions for the development of creative autonomy in flamenco dancing students and also develop considerations about their possibilities and difficulties of implementation in teaching practice. KEYWORDS: Dance; flamenco dance; dance creation; body technique.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Clara Sobral Galindo.pdf482,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons