Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63986
Compartilhe esta página
Título: | Cultura pop na escola : celebridades, significações estudantis e repercussões pedagógicas |
Autor(es): | SILVA, João Victor Falcão da |
Palavras-chave: | Consumo cultural; Significação; Cultura pop; Cultura visual; Pensamento crítico |
Data do documento: | 4-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, João Victor Falcão da. Cultura pop na escola : celebridades, significações estudantis e repercussões pedagógicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação tem como objetivo explorar como a cultura pop e a educação escolar se conectam através da compreensão de celebridades midiáticas, promovendo uma maior apreciação das diferenças e dos sentidos experienciais. A matriz teórica da investigação inscreve-se dentro dos Estudos Culturais, nos quais a cultura é vista como um conjunto de práticas de construção de significados e de representações por parte dos sujeitos. Disso deriva a perspectiva de que a cultura pop não pode ser analisada unicamente sob a ótica do consumo passivo de símbolos. Dessa forma, partimos do pressuposto geral de que o consumo é uma das formas contemporâneas de reprodução social no Ocidente, influenciando as práticas de significação, inclusive as das juventudes que estão na escola. Consumir cultura pop implica, por conseguinte, na construção de saberes que tensionam a produção de conhecimentos na escola. Além disso, quando discutimos as celebridades enquanto articuladoras das redes de significados que constituem a cultura pop, podemos compreender as formas contemporâneas de identificação, de formação de sujeitos e de maneiras de saber. Do ponto de vista metodológico, a primeira e a segunda fase de pesquisa são exploratórias e estão compostas pelos seguintes procedimentos de coleta de dados: revisão bibliográfica do tipo estado da arte e pesquisa bibliográfica. Já a terceira fase de pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolve a análise de conteúdo temática de uma obra específica que versa sobre uma reconhecida celebridade da cultura pop. O documentário Miss Americana é trazido em tela para a compreensão crítica das possibilidades de abordagem de temas identitários e políticos que tocam as juventudes a partir do retrato de aspectos da carreira da cantora Taylor Swift. Assim, espera-se que a discussão de representações e práticas de consumo da cultura pop, feitas pelas juventudes, possa auxiliar na identificação de possibilidades para o estímulo ao pensamento crítico e para uma comunicação educacional que propicie leituras cidadãs do mundo na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63986 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Victor Falcão da Silva.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons