Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63986

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorSILVA, João Victor Falcão da-
dc.date.accessioned2025-06-27T20:00:36Z-
dc.date.available2025-06-27T20:00:36Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, João Victor Falcão da. Cultura pop na escola : celebridades, significações estudantis e repercussões pedagógicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63986-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo explorar como a cultura pop e a educação escolar se conectam através da compreensão de celebridades midiáticas, promovendo uma maior apreciação das diferenças e dos sentidos experienciais. A matriz teórica da investigação inscreve-se dentro dos Estudos Culturais, nos quais a cultura é vista como um conjunto de práticas de construção de significados e de representações por parte dos sujeitos. Disso deriva a perspectiva de que a cultura pop não pode ser analisada unicamente sob a ótica do consumo passivo de símbolos. Dessa forma, partimos do pressuposto geral de que o consumo é uma das formas contemporâneas de reprodução social no Ocidente, influenciando as práticas de significação, inclusive as das juventudes que estão na escola. Consumir cultura pop implica, por conseguinte, na construção de saberes que tensionam a produção de conhecimentos na escola. Além disso, quando discutimos as celebridades enquanto articuladoras das redes de significados que constituem a cultura pop, podemos compreender as formas contemporâneas de identificação, de formação de sujeitos e de maneiras de saber. Do ponto de vista metodológico, a primeira e a segunda fase de pesquisa são exploratórias e estão compostas pelos seguintes procedimentos de coleta de dados: revisão bibliográfica do tipo estado da arte e pesquisa bibliográfica. Já a terceira fase de pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolve a análise de conteúdo temática de uma obra específica que versa sobre uma reconhecida celebridade da cultura pop. O documentário Miss Americana é trazido em tela para a compreensão crítica das possibilidades de abordagem de temas identitários e políticos que tocam as juventudes a partir do retrato de aspectos da carreira da cantora Taylor Swift. Assim, espera-se que a discussão de representações e práticas de consumo da cultura pop, feitas pelas juventudes, possa auxiliar na identificação de possibilidades para o estímulo ao pensamento crítico e para uma comunicação educacional que propicie leituras cidadãs do mundo na escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.titleCultura pop na escola : celebridades, significações estudantis e repercussões pedagógicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6361736997937011pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to explore how pop culture and school education connect through an understanding of media celebrities, promoting a greater appreciation of differences and experiential meanings. The theoretical framework of the investigation is situated within Cultural Studies, where culture is seen as a set of practices for constructing meanings and representations by subjects. This leads to the perspective that pop culture cannot be analyzed solely from the viewpoint of passive consumption of symbols. Thus, we start from the general assumption that consumption is one of the contemporary forms of social reproduction in the West, influencing meaning-making practices, including those of youth in school. Consuming pop culture, therefore, implies the construction of knowledge that challenges the production of knowledge in schools. Furthermore, when we discuss celebrities as articulators of the networks of meanings that constitute pop culture, we can understand contemporary forms of identification, subject formation, and ways of knowing. From a methodological perspective, the first and second phases of the research are exploratory and consist of the following data collection procedures: a literature review of the state of the art and bibliographic research. The third phase of the research, which is qualitative in nature, develops a thematic content analysis of a specific work that addresses a recognized celebrity of pop culture. The documentary "Miss Americana" is presented to critically understand the possibilities of addressing identity and political themes that resonate with youth through the portrayal of aspects of the career of singer Taylor Swift. Thus, it is hoped that the discussion of representations and consumption practices of pop culture by youth can aid in identifying possibilities for stimulating critical thinking and for educational communication that fosters civic readings of the world in schools.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Victor Falcão da Silva.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons