Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869

Comparte esta pagina

Título : Consumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em rede
Autor : FRANCISCO, Iara Rayane de Lima
Palabras clave : Espaços instagramáveis; Efeito Disney; Redes sociais digitais; Consumo simbólico; Experiência do cliente
Fecha de publicación : 25-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FRANCISCO, Iara Rayane de Lima. Consumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em rede. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Na sociedade contemporânea espetacularizada, em que as relações sociais são mediadas pelas imagens e pelo consumo de mídias instantâneas, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência da aplicação de espaços instagramáveis, como estratégia do Efeito Disney de encantamento, na experiência do consumidor 5.0, conectado às redes sociais digitais. Buscamos compreender o impacto desses ambientes nas formas de atração dos consumidores, bem como a influência que exercem sobre as decisões de consumo. Para tanto, acionamos conceitos como Marketing 5.0 e encantamento do cliente, além do consumo material e do consumo simbólico, para investigar o despertar do pensamento mágico nos consumidores e sua inserção na sociedade dos sonhos. Partimos da hipótese de que, neste contexto de sociedade em rede, o consumo de base simbólica, ou seja, ter a experiência do lugar para fotografar e satisfazer necessidades subjetivas adquire mais valor do que o próprio consumo material. Pressupomos que os ambientes instagramáveis são importantes ativos para atrair consumidores, mas essa relação de encantamento com a condição simbólica do consumo não deve se sobrepor à dimensão material, a qual se apresenta, também, como bastante importante, conforme identificado. Este estudo tem abordagem qualitativa e fez uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, entrevista em profundidade e análise de conteúdo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Iara Rayane de Lima Francisco.PDF
  Artículo embargado hasta 2026-06-11
1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons