Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorFRANCISCO, Iara Rayane de Lima-
dc.date.accessioned2025-06-18T15:29:06Z-
dc.date.available2025-06-18T15:29:06Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Iara Rayane de Lima. Consumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em rede. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869-
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea espetacularizada, em que as relações sociais são mediadas pelas imagens e pelo consumo de mídias instantâneas, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência da aplicação de espaços instagramáveis, como estratégia do Efeito Disney de encantamento, na experiência do consumidor 5.0, conectado às redes sociais digitais. Buscamos compreender o impacto desses ambientes nas formas de atração dos consumidores, bem como a influência que exercem sobre as decisões de consumo. Para tanto, acionamos conceitos como Marketing 5.0 e encantamento do cliente, além do consumo material e do consumo simbólico, para investigar o despertar do pensamento mágico nos consumidores e sua inserção na sociedade dos sonhos. Partimos da hipótese de que, neste contexto de sociedade em rede, o consumo de base simbólica, ou seja, ter a experiência do lugar para fotografar e satisfazer necessidades subjetivas adquire mais valor do que o próprio consumo material. Pressupomos que os ambientes instagramáveis são importantes ativos para atrair consumidores, mas essa relação de encantamento com a condição simbólica do consumo não deve se sobrepor à dimensão material, a qual se apresenta, também, como bastante importante, conforme identificado. Este estudo tem abordagem qualitativa e fez uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, entrevista em profundidade e análise de conteúdo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEspaços instagramáveispt_BR
dc.subjectEfeito Disneypt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectConsumo simbólicopt_BR
dc.subjectExperiência do clientept_BR
dc.titleConsumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em redept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4479581625674677pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn a spectacularized contemporary society, in which social relations are mediated by images and the consumption of instant media, this research aims to investigate the influence of the application of Instagrammable spaces, as a Disney Effect strategy of enchantment, on the experience of the 5.0 consumer, connected to digital social networks. We seek to understand the impact of these environments on the ways in which consumers are attracted, as well as the influence they have on consumption decisions. To this end, we use concepts such as Marketing 5.0 and customer enchantment, in addition to material consumption and symbolic consumption, to investigate the awakening of magical thinking in consumers and their insertion into the society of dreams. We start from the hypothesis that, in this context of a network society, consumption on a symbolic basis, that is, having the experience of the place to photograph and satisfy subjective needs acquires more value than material consumption itself. We assume that Instagrammable environments are important assets to attract consumers, but this relationship of enchantment with the symbolic condition of consumption should not override the material dimension, which is also quite important, as identified. This study has a qualitative approach and made use of bibliographical research techniques, internet research, in-depth interviews and content analysis.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Iara Rayane de Lima Francisco.PDF
  Artículo embargado hasta 2026-06-11
1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons