Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63853

Compartilhe esta página

Título: Processo decisório : uma análise da influência de heurísticas na implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima
Autor(es): OLIVEIRA, Cladeilson Sousa
Palavras-chave: Processo de decisão; Heurísticas; Curricularização; Extensão
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Cladeilson Sousa. Processo decisório: uma análise da influência de heurísticas na implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A extensão foi definida como parte integrante do currículo dos cursos de graduação das universidades por meio a Lei no 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Mas foi somente em 2018, que a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação emitiu a Resolução no 07, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para sua incorporação nos Projetos Pedagógicos de Curso. Percebe-se que a implantação da extensão no currículo dos cursos de graduação demanda um novo desafio às universidades, permeado de incertezas na avaliação e decisão individual do docente, mas também nas decisões colegiadas. Desta forma, torna-se importante buscar bases informacionais seguras que orientem nossas decisões, e assim minimizem a ocorrência de resultados indesejados. Este trabalho tem, por objetivo geral analisar o processo decisório que viabilizou a implantação da curricularização da extensão em cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), promovendo avaliação da influência das heurísticas da disponibilidade, da representatividade e da confirmação sobre o julgamento e decisão dos docentes. A metodologia é qualitativa com base na análise de conteúdo e foi aplicado questionário a 05 coordenadores de curso da UFRR. A heurística da representatividade foi destacada por meio da similaridade entre eventos do mesmo tipo ocorrendo entre os cursos da instituição, alguns coordenadores docentes já sabiam como tinha acontecido o processo em outros cursos. A heurística da confirmação também apareceu com frequência, estando associada à facilidade com que um determinado fato é lembrado ou imaginado. Diante da organização interna verificada para os cursos de graduação na UFRR, para a curricularização da extensão ser aprovada e implementada, o trâmite inicia com os docentes integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que discutem e apresentam proposta de atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a qual, é avaliada e chancelada pela instância colegiada de cada curso e depois submetida a instancia superior para homologação. Desta forma, destaca-se a necessidade de ampliar a publicidade da normativa interna que orienta a inserção da extensão no âmbito da Universidade, e as discussões sobre seu conteúdo, pois ela, é base de análise para todos os cursos da instituição, e pode também contribuir com as discussões em andamento em outras universidades públicas federais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63853
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cladeilson Sousa Oliveira.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons