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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63853
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | JERONIMO, Taciana de Barros | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Cladeilson Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T12:41:14Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T12:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cladeilson Sousa. Processo decisório: uma análise da influência de heurísticas na implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63853 | - |
dc.description.abstract | A extensão foi definida como parte integrante do currículo dos cursos de graduação das universidades por meio a Lei no 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Mas foi somente em 2018, que a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação emitiu a Resolução no 07, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para sua incorporação nos Projetos Pedagógicos de Curso. Percebe-se que a implantação da extensão no currículo dos cursos de graduação demanda um novo desafio às universidades, permeado de incertezas na avaliação e decisão individual do docente, mas também nas decisões colegiadas. Desta forma, torna-se importante buscar bases informacionais seguras que orientem nossas decisões, e assim minimizem a ocorrência de resultados indesejados. Este trabalho tem, por objetivo geral analisar o processo decisório que viabilizou a implantação da curricularização da extensão em cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), promovendo avaliação da influência das heurísticas da disponibilidade, da representatividade e da confirmação sobre o julgamento e decisão dos docentes. A metodologia é qualitativa com base na análise de conteúdo e foi aplicado questionário a 05 coordenadores de curso da UFRR. A heurística da representatividade foi destacada por meio da similaridade entre eventos do mesmo tipo ocorrendo entre os cursos da instituição, alguns coordenadores docentes já sabiam como tinha acontecido o processo em outros cursos. A heurística da confirmação também apareceu com frequência, estando associada à facilidade com que um determinado fato é lembrado ou imaginado. Diante da organização interna verificada para os cursos de graduação na UFRR, para a curricularização da extensão ser aprovada e implementada, o trâmite inicia com os docentes integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que discutem e apresentam proposta de atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a qual, é avaliada e chancelada pela instância colegiada de cada curso e depois submetida a instancia superior para homologação. Desta forma, destaca-se a necessidade de ampliar a publicidade da normativa interna que orienta a inserção da extensão no âmbito da Universidade, e as discussões sobre seu conteúdo, pois ela, é base de análise para todos os cursos da instituição, e pode também contribuir com as discussões em andamento em outras universidades públicas federais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Processo de decisão | pt_BR |
dc.subject | Heurísticas | pt_BR |
dc.subject | Curricularização | pt_BR |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.title | Processo decisório : uma análise da influência de heurísticas na implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9349543514032956 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2020621017959518 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Extension was defined as an integral part of the curriculum of undergraduate courses at universities by Law No. 13,005/2014, of June 25, 2014. However, it was only in 2018 that the Higher Education Chamber of the National Education Council issued Resolution No. 07, of December 18, 2018, which establishes the guidelines for its incorporation into Course Pedagogical Projects. It is clear that the implementation of extension in the curriculum of undergraduate courses demands a new challenge for universities, permeated by uncertainties in the evaluation and individual decision of the teacher, but also in collegiate decisions. Thus, it becomes important to seek reliable informational bases that guide our decisions, and thus minimize the occurrence of undesirable results. The general objective of this study is to analyze the decision-making process that enabled the implementation of the curricularization of extension in five undergraduate courses at the Federal University of Roraima (UFRR), promoting an assessment of the influence of the heuristics of availability, representativeness and confirmation on the judgment and decision of teachers. The methodology is qualitative and based on content analysis, and a questionnaire was applied to five course coordinators at UFRR. The representativeness heuristic was highlighted through the similarity between events of the same type occurring among the courses at the institution; some teaching coordinators already knew how the process had occurred in other courses. The confirmation heuristic also appeared frequently, being associated with the ease with which a given fact is remembered or imagined. Given the internal organization verified for undergraduate courses at UFRR, for the extension curriculum to be approved and implemented, the process begins with the faculty members of the Structuring Teaching Nucleus (NDE), who discuss and present a proposal for updating the Course Pedagogical Project (PPC), which is evaluated and approved by the collegiate body of each course and then submitted to a higher authority for approval. Thus, it is necessary to increase the publicity of the internal regulations that guide the insertion of extension within the University, and the discussions about its content, since it is the basis for analysis for all courses at the institution, and can also contribute to ongoing discussions at other federal public universities. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Cladeilson Sousa Oliveira.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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