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Título : Práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo, com vistas ao antirracismo de professores(as) iniciantes e experientes da educação básica das redes públicas municipais do interior pernambucano
Autor : FARIAS, Rafael Bezerra da Silva
Palabras clave : Racismo; Enfrentamento ao racismo; Práticas pedagógicas antirracistas; Professores(as) da educação básica; Professores(as) iniciantes e experientes
Fecha de publicación : 18-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FARIAS, Rafael Bezerra da Silva. Práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo, com vistas ao antirracismo de professores(as) iniciantes e experientes da educação básica das redes públicas municipais do interior Pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea-PPGEduC, linha 2 Docência e Ensino e Aprendizagem, toma como objeto de estudo as práticas pedagógicas de professores(as) iniciantes e experientes para o enfrentamento ao racismo, numa perspectiva antirracista. Problema de pesquisa: quais as contribuições das práticas pedagógicas de professores(as) iniciantes e experientes no enfrentamento do racismo, numa perspectiva antirracista, em escolas públicas do interior de Pernambuco? Objetivo geral: Analisar as contribuições das práticas pedagógicas de professores(as) iniciantes e experientes no enfrentamento do racismo, numa perspectiva antirracista. Para fundamentar a pesquisa, foi discutido o racismo em Moura (1994b); Almeida (2021) e Moreira (2019); práticas pedagógicas antirracistas em Cavalleiro (2001, 2005); e Gomes e Jesus (2013); para conceituar professores(as) da educação básica, Freire (2004), Gatti (2010, 2012, 2019), Tardif e Nunez (2018) e Fernandes (2020); professores(as) iniciantes e experientes, Tardif (2002, 2013); Garcia (2010), Príncepe e André (2019), Gouveia (2020), Reali et al. (2008), Sousa (2015) e Souza et al. (2018). O caminho metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa, em André (1983, 2005) e Lüdke e André (2018). Foram eleitos como participantes 18 professores(as) de 11 escolas municipais de Caruaru-PE e Bonito-PE. Com relação aos procedimentos e instrumentos de produção de dados que respondem aos objetivos específicos, foi utilizada análise documental em Lüdke e André (2018) e Severino (2013); questionário por meio de Lakatos e Marconi (2003); grupo de discussão em Weller (2006); Meinerz (2011) e Gouveia (2020); além das rodas de diálogo numa perspectiva reflexiva, com base em Silva, M. B da, (2023); Freire (1980; 2004). Os dados foram tratados de acordo com a análise de prosa, segundo André (1983). Os resultados revelam que os “princípios orientadores das práticas pedagógicas antirracistas no contexto escolar”, estão na promoção e valorização dos(as) africanos(as) e do(a) afro-brasileiro(a), no fortalecimento dos mecanismos de acompanhamento às vítimas de racismo, o que contribui para feituras de práticas antirracistas em sala de aula. No que se refere aos “indícios de temáticas que emergem na escola e evidenciam possibilidades de enfrentamento do racismo”, foram identificados a consciência e os atos opostos ao racismo, formas de trabalhar o enfrentamento a esse antagonismo e o respeito à diferença. Quanto às “necessidades formativas de professores(as) iniciantes e experientes para construção de práticas pedagógicas antirracistas”, evidenciam-se as demandas de espaços formativos e a materialização de processos formativos, numa perspectiva antirracista, entre outras. Com relação a “subsidiar os(as) professores(as) iniciantes e experientes nas práticas pedagógicas do enfrentamento ao racismo, com vistas ao antirracismo”, foi tratado do reconhecimento das temáticas como racismo, enfrentamento ao racismo e antirracismo, e as violências produzidas pelo racismo. As contribuições dos(as) professores(as) no enfrentamento ao racismo se dão através das rodas de diálogo, na busca de valorizar e promover os artefatos culturais dos(as) afro-brasileiros(as) e africanos(as), a partir do trabalho com a boneca Abayomi, os provérbios africanos, as religiões de matrizes africanas, ainda que seja esporadicamente, quando se manifesta o racismo na escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63821
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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