Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63772
Share on
Title: | Didática da história e educação histórica : perspectivas para o ensino de história na modernidade tardia |
Authors: | FERREIRA, Heitor Abreu |
Keywords: | Didática da história; Ensino de história; Modernidade tardia; Presentismo |
Issue Date: | 19-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FERREIRA, Heitor Abreu. Didática da história e educação histórica : perspectivas para o ensino de história na modernidade tardia. 2025. Dissertação (Mestrado em História) -- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho aborda as transformações na relação dos indivíduos com a temporalidade no contexto contemporâneo, marcado pela hiperaceleração social, política e econômica. Ancorando-se em referenciais teóricos como François Hartog, Jörn Rüsen, Reinhart Koselleck, entre outros, a pesquisa investiga as implicações da crise da experiência temporal para o ensino de História e a formação da consciência histórica. A metodologia combina análise teórica com uma revisão aprofundada de literatura, explorando as contribuições da Didática da História enquanto campo teórico-pedagógico. A pesquisa foca em como a narrativa histórica, estruturada a partir dos conceitos de consciência histórica, evidência, empatia e significância, pode contribuir para a História exercer sua função enquanto ciência orientadora em tempos de fragmentação temporal e desafios à democracia. Os resultados destacam a capacidade e potencialidade da Didática da História resistir aos reveses sofridos pelas ciências humanas, apontando-a como um paradigma capaz de responder às carências de orientação temporal dos indivíduos. Ao propor estratégias de ensino que alinhem o aprendizado histórico às vivências práticas dos alunos, a Didática da História reafirma a relevância do pensamento histórico como ferramenta crítica e reflexiva para compreender o passado, interpretar o presente e projetar futuros possíveis. Ao promover uma abordagem multiperspectivada e inclusiva, o trabalho demonstra como a Didática da História pode atuar como um agente transformador, garantindo que a disciplina História continue a contribuir significativamente para o entendimento e a ação no mundo contemporâneo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63772 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Heitor Abreu Ferreira.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License