Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63772

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJUNIOR, Arnaldo Martin Szlachta-
dc.contributor.authorFERREIRA, Heitor Abreu-
dc.date.accessioned2025-06-13T11:40:24Z-
dc.date.available2025-06-13T11:40:24Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Heitor Abreu. Didática da história e educação histórica : perspectivas para o ensino de história na modernidade tardia. 2025. Dissertação (Mestrado em História) -- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63772-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda as transformações na relação dos indivíduos com a temporalidade no contexto contemporâneo, marcado pela hiperaceleração social, política e econômica. Ancorando-se em referenciais teóricos como François Hartog, Jörn Rüsen, Reinhart Koselleck, entre outros, a pesquisa investiga as implicações da crise da experiência temporal para o ensino de História e a formação da consciência histórica. A metodologia combina análise teórica com uma revisão aprofundada de literatura, explorando as contribuições da Didática da História enquanto campo teórico-pedagógico. A pesquisa foca em como a narrativa histórica, estruturada a partir dos conceitos de consciência histórica, evidência, empatia e significância, pode contribuir para a História exercer sua função enquanto ciência orientadora em tempos de fragmentação temporal e desafios à democracia. Os resultados destacam a capacidade e potencialidade da Didática da História resistir aos reveses sofridos pelas ciências humanas, apontando-a como um paradigma capaz de responder às carências de orientação temporal dos indivíduos. Ao propor estratégias de ensino que alinhem o aprendizado histórico às vivências práticas dos alunos, a Didática da História reafirma a relevância do pensamento histórico como ferramenta crítica e reflexiva para compreender o passado, interpretar o presente e projetar futuros possíveis. Ao promover uma abordagem multiperspectivada e inclusiva, o trabalho demonstra como a Didática da História pode atuar como um agente transformador, garantindo que a disciplina História continue a contribuir significativamente para o entendimento e a ação no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDidática da históriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectModernidade tardiapt_BR
dc.subjectPresentismopt_BR
dc.titleDidática da história e educação histórica : perspectivas para o ensino de história na modernidade tardiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9361259283969011pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses the transformations in the relationship between individuals and temporality in the contemporary context, marked by the hyper-acceleration of social, political, and economic dynamics. Grounded in theoretical frameworks by François Hartog, Jörn Rüsen, Reinhart Koselleck, among others, the research examines the implications of the crisis of temporal experience for History education and the formation of historical consciousness. The methodology combines theoretical analysis with an in-depth literature review, exploring the contributions of History Didactics as a theoretical-pedagogical field. The research focuses on how historical narratives, structured around the concepts of historical consciousness, evidence, empathy, and significance, can enable History to fulfill its role as a guiding science in times of temporal fragmentation and threats to democracy. The results underscore the capability and potential of History Didactics to counteract the setbacks experienced by the humanities, presenting it as a paradigm capable of addressing individuals' temporal orientation needs. By proposing teaching strategies that align historical learning with students' practical experiences, History Didactics reaffirms the relevance of historical thinking as a critical and reflective tool for understanding the past, interpreting the present, and envisioning possible futures. By promoting a multiperspectival and inclusive approach, this work demonstrates how History Didactics can act as a transformative agent, ensuring that History as a discipline continues to contribute significantly to comprehension and action in the contemporary world.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Heitor Abreu Ferreira.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons