Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733

Share on

Title: Atualização de rotas para o transporte de colaboradores : uma abordagem por meio de métodos de Otimização
Authors: SOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de
Keywords: Otimização Combinatória; Programação Inteira; Roteamento de Veículos; Planejamento Logístico; Transporte Corporativo
Issue Date: 21-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de. Atualização de rotas para o transporte de colaboradores: uma abordagem por meio de métodos de Otimização. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O fretamento de veículos para o transporte de colaboradores, em substituição ao transporte público, tem se consolidado como uma prática cada vez mais comum, trazendo benefícios como maior conforto, controle sobre os horários de entrada e saída, além de contribuir para a eficiência operacional das empresas. Nesse contexto, esta dissertação aborda um problema de roteamento de veículos, inspirado em um caso real de uma empresa situada na região metropolitana do Recife-PE, com base no Problema de Roteamento de Ônibus Escolar. Para a resolução do problema, foi desenvolvida uma formulação matemática baseada em Programação Linear Inteira Mista. Complementarmente, foi adotada uma abordagem híbrida, integrando os resultados de uma heurística construtiva para a alocação dos colaboradores e definição das rotas como input para o modelo matemático. Adaptações no modelo original foram realizadas e experimentos computacionais conduzidos para testar diferentes cenários de alocação de recursos, analisando o impacto de variáveis de interesse. Para a resolução da formulação matemática, foi utilizado o solver CPLEX, que usa o método exato Branch-and-Cut, o que permitiu a obtenção de boas soluções para os diferentes cenários simulados. Além disso, uma análise indica que a incorporação de novos colaboradores não impacta o desempenho dos funcionários antigos em relação à distância máxima de caminhada e ao tempo de permanência no veículo. Adicionalmente, o estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo capaz de alocar os colaboradores às paradas e gerar rotas, atendendo à natureza dinâmica das operações logísticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Hellen Rayssa Oliveira de Souza.pdf809,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons