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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733
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Título: | Atualização de rotas para o transporte de colaboradores : uma abordagem por meio de métodos de Otimização |
Autor(es): | SOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de |
Palavras-chave: | Otimização Combinatória; Programação Inteira; Roteamento de Veículos; Planejamento Logístico; Transporte Corporativo |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUZA, Hellen Rayssa Oliveira de. Atualização de rotas para o transporte de colaboradores: uma abordagem por meio de métodos de Otimização. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O fretamento de veículos para o transporte de colaboradores, em substituição ao transporte público, tem se consolidado como uma prática cada vez mais comum, trazendo benefícios como maior conforto, controle sobre os horários de entrada e saída, além de contribuir para a eficiência operacional das empresas. Nesse contexto, esta dissertação aborda um problema de roteamento de veículos, inspirado em um caso real de uma empresa situada na região metropolitana do Recife-PE, com base no Problema de Roteamento de Ônibus Escolar. Para a resolução do problema, foi desenvolvida uma formulação matemática baseada em Programação Linear Inteira Mista. Complementarmente, foi adotada uma abordagem híbrida, integrando os resultados de uma heurística construtiva para a alocação dos colaboradores e definição das rotas como input para o modelo matemático. Adaptações no modelo original foram realizadas e experimentos computacionais conduzidos para testar diferentes cenários de alocação de recursos, analisando o impacto de variáveis de interesse. Para a resolução da formulação matemática, foi utilizado o solver CPLEX, que usa o método exato Branch-and-Cut, o que permitiu a obtenção de boas soluções para os diferentes cenários simulados. Além disso, uma análise indica que a incorporação de novos colaboradores não impacta o desempenho dos funcionários antigos em relação à distância máxima de caminhada e ao tempo de permanência no veículo. Adicionalmente, o estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo capaz de alocar os colaboradores às paradas e gerar rotas, atendendo à natureza dinâmica das operações logísticas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63733 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
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