Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721

Compartilhe esta página

Título: Autistas e museus comunitários : uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade
Autor(es): SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da
Palavras-chave: Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Neurodiversidade; Inclusão; Educação; Museus; Políticas públicas; Conscientização
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da. Autistas e museus comunitários: uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa que impacta a comunicação, a interação social e o comportamento. Este trabalho tem como objetivo explorar a história e a evolução do autismo, destacando a importância de abordagens inclusivas e a necessidade de políticas públicas que promovam a conscientização e a acessibilidade, especialmente em museus. A pesquisa aborda a conceituação inicial do autismo, sua heterogeneidade nas manifestações e os desafios enfrentados por indivíduos autistas em ambientes educacionais e profissionais. Além disso, discute o papel dos museus como espaços de inclusão social, onde narrativas históricas podem ser resgatadas e a diversidade valorizada. Por fim, enfatiza a luta pela visibilidade e pelos direitos das pessoas autistas como uma questão de direitos humanos, ressaltando a importância de uma abordagem respeitosa e inclusiva em relação ao autismo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AUTISTAS E MUSEUS COMUNITÁRIOS_ Uma Sinergia para a Inclusão e a Valorização da Neurodiversidade..docx.pdf582,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons