Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721

Share on

Title: Autistas e museus comunitários : uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade
Authors: SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da
Keywords: Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Neurodiversidade; Inclusão; Educação; Museus; Políticas públicas; Conscientização
Issue Date: 14-Apr-2025
Citation: SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da. Autistas e museus comunitários: uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa que impacta a comunicação, a interação social e o comportamento. Este trabalho tem como objetivo explorar a história e a evolução do autismo, destacando a importância de abordagens inclusivas e a necessidade de políticas públicas que promovam a conscientização e a acessibilidade, especialmente em museus. A pesquisa aborda a conceituação inicial do autismo, sua heterogeneidade nas manifestações e os desafios enfrentados por indivíduos autistas em ambientes educacionais e profissionais. Além disso, discute o papel dos museus como espaços de inclusão social, onde narrativas históricas podem ser resgatadas e a diversidade valorizada. Por fim, enfatiza a luta pela visibilidade e pelos direitos das pessoas autistas como uma questão de direitos humanos, ressaltando a importância de uma abordagem respeitosa e inclusiva em relação ao autismo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721
Appears in Collections:(TCC) - Museologia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons