Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721

Comparte esta pagina

Título : Autistas e museus comunitários : uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade
Autor : SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da
Palabras clave : Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Neurodiversidade; Inclusão; Educação; Museus; Políticas públicas; Conscientização
Fecha de publicación : 14-abr-2025
Citación : SILVA, Hirlayne Mikaela Carvalho da. Autistas e museus comunitários: uma sinergia para a inclusão e a valorização da neurodiversidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Resumen : O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica complexa que impacta a comunicação, a interação social e o comportamento. Este trabalho tem como objetivo explorar a história e a evolução do autismo, destacando a importância de abordagens inclusivas e a necessidade de políticas públicas que promovam a conscientização e a acessibilidade, especialmente em museus. A pesquisa aborda a conceituação inicial do autismo, sua heterogeneidade nas manifestações e os desafios enfrentados por indivíduos autistas em ambientes educacionais e profissionais. Além disso, discute o papel dos museus como espaços de inclusão social, onde narrativas históricas podem ser resgatadas e a diversidade valorizada. Por fim, enfatiza a luta pela visibilidade e pelos direitos das pessoas autistas como uma questão de direitos humanos, ressaltando a importância de uma abordagem respeitosa e inclusiva em relação ao autismo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63721
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons