Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688
Comparte esta pagina
Título : | O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova |
Autor : | Silva, Julia Lira da |
Palabras clave : | Método Vaganova; Educação respeitosa; Ballet clássico |
Fecha de publicación : | 8-may-2025 |
Citación : | SILVA, Julia Lira da. O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O método Vaganova é um sistema de ensino da técnica de dança clássica, desenvolvido pela coreógrafa e pedagoga russa Agrippina lakovlevna Vaganova. Tradicionalmente, o ensino do ballet clássico é marcado por condutas autoritárias, que podem impactar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. No entanto, embora a técnica clássica exija compromisso, disciplina e atenção, acreditamos ser possível alcançar resultados satisfatórios sem recorrer a métodos autoritários, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do bailarino. Para refletir sobre as possibilidades da união entre a educação positiva e o ensino do ballet clássico pelo método russo, o presente estudo foi desenvolvido a partir do diálogo estabelecido com autores como Agrippina Vaganova, Maya Eigenmann e David Eagleman, além da análise dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados a profissionais da dança com maestria no método Vaganova. Palavras-chave: Técnica clássica de dança; Método Vaganova; Educação positiva; Horizontalidade na educação; Desenvolvimento cerebral. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Lira da Silva.pdf | TCC Julia Lira da Silva | 457,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons