Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pontes, Francini Barros | - |
dc.contributor.author | Silva, Julia Lira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:17:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T17:17:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Julia Lira da. O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688 | - |
dc.description.abstract | O método Vaganova é um sistema de ensino da técnica de dança clássica, desenvolvido pela coreógrafa e pedagoga russa Agrippina lakovlevna Vaganova. Tradicionalmente, o ensino do ballet clássico é marcado por condutas autoritárias, que podem impactar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. No entanto, embora a técnica clássica exija compromisso, disciplina e atenção, acreditamos ser possível alcançar resultados satisfatórios sem recorrer a métodos autoritários, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do bailarino. Para refletir sobre as possibilidades da união entre a educação positiva e o ensino do ballet clássico pelo método russo, o presente estudo foi desenvolvido a partir do diálogo estabelecido com autores como Agrippina Vaganova, Maya Eigenmann e David Eagleman, além da análise dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados a profissionais da dança com maestria no método Vaganova. Palavras-chave: Técnica clássica de dança; Método Vaganova; Educação positiva; Horizontalidade na educação; Desenvolvimento cerebral. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Método Vaganova | pt_BR |
dc.subject | Educação respeitosa | pt_BR |
dc.subject | Ballet clássico | pt_BR |
dc.title | O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7334285058475144 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2595177979003633 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Vaganova method is a teaching system for classical dance technique, developed by the Russian choreographer and pedagogue Agrippina lakovlevna Vaganova. Traditionally, classical ballet education hás been marked by authoritarian practices, which can negatively impact children's emotional and cognitive development. However, while classical technique requires commitment, discipline, and focus, we believe it is possible to achieve satisfactory results without resorting to autoritarian methods, fostering an environment that supports the dancer's holistic development. To reflect on the possibilities of combining positive education and teaching classical ballet using the Russian method, this study was conducted through a dialogue with authors such as Vaganova, Eigenmann, and Eagleman, as well as na analysis of the results obtained from questionaires applied to dance professionals with expertise in the Vaganova method. Keywords: Classical dance technique; Vaganova method; Positive education; Horizontality in education; Brain development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Lira da Silva.pdf | TCC Julia Lira da Silva | 457,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons