Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688

Compartilhe esta página

Título: O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova
Autor(es): Silva, Julia Lira da
Palavras-chave: Método Vaganova; Educação respeitosa; Ballet clássico
Data do documento: 8-Mai-2025
Citação: SILVA, Julia Lira da. O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O método Vaganova é um sistema de ensino da técnica de dança clássica, desenvolvido pela coreógrafa e pedagoga russa Agrippina lakovlevna Vaganova. Tradicionalmente, o ensino do ballet clássico é marcado por condutas autoritárias, que podem impactar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. No entanto, embora a técnica clássica exija compromisso, disciplina e atenção, acreditamos ser possível alcançar resultados satisfatórios sem recorrer a métodos autoritários, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do bailarino. Para refletir sobre as possibilidades da união entre a educação positiva e o ensino do ballet clássico pelo método russo, o presente estudo foi desenvolvido a partir do diálogo estabelecido com autores como Agrippina Vaganova, Maya Eigenmann e David Eagleman, além da análise dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados a profissionais da dança com maestria no método Vaganova. Palavras-chave: Técnica clássica de dança; Método Vaganova; Educação positiva; Horizontalidade na educação; Desenvolvimento cerebral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlia Lira da Silva.pdfTCC Julia Lira da Silva457,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons