Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688
Compartilhe esta página
Título: | O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova |
Autor(es): | Silva, Julia Lira da |
Palavras-chave: | Método Vaganova; Educação respeitosa; Ballet clássico |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Citação: | SILVA, Julia Lira da. O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O método Vaganova é um sistema de ensino da técnica de dança clássica, desenvolvido pela coreógrafa e pedagoga russa Agrippina lakovlevna Vaganova. Tradicionalmente, o ensino do ballet clássico é marcado por condutas autoritárias, que podem impactar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. No entanto, embora a técnica clássica exija compromisso, disciplina e atenção, acreditamos ser possível alcançar resultados satisfatórios sem recorrer a métodos autoritários, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do bailarino. Para refletir sobre as possibilidades da união entre a educação positiva e o ensino do ballet clássico pelo método russo, o presente estudo foi desenvolvido a partir do diálogo estabelecido com autores como Agrippina Vaganova, Maya Eigenmann e David Eagleman, além da análise dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados a profissionais da dança com maestria no método Vaganova. Palavras-chave: Técnica clássica de dança; Método Vaganova; Educação positiva; Horizontalidade na educação; Desenvolvimento cerebral. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Lira da Silva.pdf | TCC Julia Lira da Silva | 457,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons