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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675

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Title: Atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional
Authors: LITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque
Keywords: Ergonomia cognitiva; Design emocional; Idosos ativos; Cães de estimação; Roupas pet; Consumo
Issue Date: 5-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque. Atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O envelhecimento da população mundial traz à tona a urgente necessidade de políticas públicas que garantam aos idosos envelhecerem com saúde física e mental, e manterem-se ativos além de plenamente integrados à sociedade. Com a pandemia de COVID-19, foi possível observar um aumento significativo no número de lares com pelo menos um animal de estimação, em grande parte devido ao isolamento social. Estudos recentes demonstram que a interação entre idosos e animais de estimação é mutuamente benéfica, promovendo benefícios à saúde que vão além da companhia, tais como melhorias no comportamento, no foco e na atenção, redução de estresse, depressão e ansiedade, além de estimular a prática de atividades físicas. Paralelamente, observa-se um crescimento significativo no mercado de roupas para animais de estimação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional, os atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, com a finalidade de propor diretrizes projetuais que atendam às necessidades de consumo desses idosos sem comprometer os processos fisiológicos dos animais. A pesquisa envolveu 40 idosos ativos da cidade dos Bezerros, Pernambuco - Brasil, que possuíam pelo menos um cão, sendo realizada por meio de questionário preliminar, entrevista semiestruturada e avaliação afetiva utilizando o PrEmo, uma ferramenta transcultural de autorrelato de emoções. Os idosos interagiram com cinco artefatos (roupas para cães), previamente escolhidos com base em critérios socioculturais, e descreveram suas experiências subjetivas por meio das expressões de personagens da ferramenta, que representam 14 emoções (7 positivas e 7 negativas). A aplicação desta medida é feita através de uma escala Likert de três dimensões. Os resultados apontaram que os idosos ativos compram roupas para seus cães mais pela estética do que pela necessidade e que os itens com cores vibrantes e maior contraste despertam mais emoções positivas. Os achados deste estudo atendem aos objetivos propostos e apresentam diretrizes projetuais que consideram as necessidades de consumo dos idosos ativos sem comprometer os processos fisiológicos do animal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

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