Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorLITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-06-09T15:29:45Z-
dc.date.available2025-06-09T15:29:45Z-
dc.date.issued2025-02-05-
dc.identifier.citationLITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque. Atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675-
dc.description.abstractO envelhecimento da população mundial traz à tona a urgente necessidade de políticas públicas que garantam aos idosos envelhecerem com saúde física e mental, e manterem-se ativos além de plenamente integrados à sociedade. Com a pandemia de COVID-19, foi possível observar um aumento significativo no número de lares com pelo menos um animal de estimação, em grande parte devido ao isolamento social. Estudos recentes demonstram que a interação entre idosos e animais de estimação é mutuamente benéfica, promovendo benefícios à saúde que vão além da companhia, tais como melhorias no comportamento, no foco e na atenção, redução de estresse, depressão e ansiedade, além de estimular a prática de atividades físicas. Paralelamente, observa-se um crescimento significativo no mercado de roupas para animais de estimação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional, os atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, com a finalidade de propor diretrizes projetuais que atendam às necessidades de consumo desses idosos sem comprometer os processos fisiológicos dos animais. A pesquisa envolveu 40 idosos ativos da cidade dos Bezerros, Pernambuco - Brasil, que possuíam pelo menos um cão, sendo realizada por meio de questionário preliminar, entrevista semiestruturada e avaliação afetiva utilizando o PrEmo, uma ferramenta transcultural de autorrelato de emoções. Os idosos interagiram com cinco artefatos (roupas para cães), previamente escolhidos com base em critérios socioculturais, e descreveram suas experiências subjetivas por meio das expressões de personagens da ferramenta, que representam 14 emoções (7 positivas e 7 negativas). A aplicação desta medida é feita através de uma escala Likert de três dimensões. Os resultados apontaram que os idosos ativos compram roupas para seus cães mais pela estética do que pela necessidade e que os itens com cores vibrantes e maior contraste despertam mais emoções positivas. Os achados deste estudo atendem aos objetivos propostos e apresentam diretrizes projetuais que consideram as necessidades de consumo dos idosos ativos sem comprometer os processos fisiológicos do animal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectErgonomia cognitivapt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectIdosos ativospt_BR
dc.subjectCães de estimaçãopt_BR
dc.subjectRoupas petpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleAtributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIMÕES-BORGIANI, Danielle-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8926567123373008pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe aging of the global population highlights the urgent need for public policies that ensure older adults can age with physical and mental health, remain active, and stay fully integrated into society. The COVID-19 pandemic has led to a significant increase in the number of households with at least one pet, largely due to social isolation. Recent studies demonstrate that the interaction between older adults and pets is mutually beneficial, promoting health benefits that go beyond companionship, such as improvements in behavior, focus, and attention, as well as reductions in stress, depression, and anxiety, in addition to encouraging physical activity. At the same time, there has been significant growth in the pet clothing market. In this context, the objective of this study was to assess, from the perspective of cognitive ergonomics and emotional design, the aesthetic attributes that influence the consumption of pet clothing for dogs by active older adults, with the aim of proposing design guidelines that meet the consumption needs of these older adults without compromising the physiological processes of the animals. The research involved 40 active older adults from the city of Bezerros, Pernambuco, who owned at least one dog, and was conducted through a preliminary questionnaire, semi-structured interviews, and an affective evaluation using PrEmo, a cross-cultural tool for self-reporting emotions. The participants interacted with five artifacts (dog clothes), which were pre-selected based on sociocultural criteria, and described their subjective experiences through the tool’s character expressions, which represent 14 emotions (7 positive and 7 negative), with the measurement applied through a three-dimensional Likert scale. The results indicated that active older adults buy dog clothes more for aesthetics than out of necessity and that items with vibrant colors and higher contrast evoke more positive emotions. The findings of this study fulfill the proposed objectives, offering design guidelines that consider the consumption needs of active older adults without compromising the physiological processes of the animals.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3761636804482633pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andrellainy Samires de Albuquerque Litvin.pdf6,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons