Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675

Compartilhe esta página

Título: Atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional
Autor(es): LITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque
Palavras-chave: Ergonomia cognitiva; Design emocional; Idosos ativos; Cães de estimação; Roupas pet; Consumo
Data do documento: 5-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LITVIN, Andrellainy Samires de Albuquerque. Atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O envelhecimento da população mundial traz à tona a urgente necessidade de políticas públicas que garantam aos idosos envelhecerem com saúde física e mental, e manterem-se ativos além de plenamente integrados à sociedade. Com a pandemia de COVID-19, foi possível observar um aumento significativo no número de lares com pelo menos um animal de estimação, em grande parte devido ao isolamento social. Estudos recentes demonstram que a interação entre idosos e animais de estimação é mutuamente benéfica, promovendo benefícios à saúde que vão além da companhia, tais como melhorias no comportamento, no foco e na atenção, redução de estresse, depressão e ansiedade, além de estimular a prática de atividades físicas. Paralelamente, observa-se um crescimento significativo no mercado de roupas para animais de estimação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar, sob a ótica da ergonomia cognitiva e do design emocional, os atributos estéticos que influenciam o consumo de roupas para cães de estimação por idosos ativos, com a finalidade de propor diretrizes projetuais que atendam às necessidades de consumo desses idosos sem comprometer os processos fisiológicos dos animais. A pesquisa envolveu 40 idosos ativos da cidade dos Bezerros, Pernambuco - Brasil, que possuíam pelo menos um cão, sendo realizada por meio de questionário preliminar, entrevista semiestruturada e avaliação afetiva utilizando o PrEmo, uma ferramenta transcultural de autorrelato de emoções. Os idosos interagiram com cinco artefatos (roupas para cães), previamente escolhidos com base em critérios socioculturais, e descreveram suas experiências subjetivas por meio das expressões de personagens da ferramenta, que representam 14 emoções (7 positivas e 7 negativas). A aplicação desta medida é feita através de uma escala Likert de três dimensões. Os resultados apontaram que os idosos ativos compram roupas para seus cães mais pela estética do que pela necessidade e que os itens com cores vibrantes e maior contraste despertam mais emoções positivas. Os achados deste estudo atendem aos objetivos propostos e apresentam diretrizes projetuais que consideram as necessidades de consumo dos idosos ativos sem comprometer os processos fisiológicos do animal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63675
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andrellainy Samires de Albuquerque Litvin.pdf6,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons